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Por que é importante se organizar com antecedência para datas comemorativas

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Saiba a importância e aprenda como preparar o seu negócio

Se você tem um negócio, provavelmente já deve ter percebido que as datas comemorativas são grandes momentos para as vendas. Apesar disso, elas também exigem um certo preparo para que tudo aconteça da maneira que deseja. 

Ao preparar o seu negócio para as datas comemorativas, é possível montar planos e estratégias para obter os melhores resultados. Afinal, quando se tem tudo desenhado e bem definido, se torna muito mais alcançar objetivos e até traçar rotas emergenciais, se for necessário. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como explorar as datas comemorativas da melhor forma, aqui vão algumas dicas:

Separe as melhores ocasiões

Nem todas as datas são boas para todo mundo, por isso é fundamental ter em mente quais se conectam mais com seu negócio. Tire um tempo para analisar as melhores oportunidades. As mais universais costumam ser:

  • Dia da Mulher;
  • Dia do Consumidor;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Claro, essas são somente algumas opções. Têm também as datas menos utilizadas, mas que depende do ramo do seu negócio, também podem ser uma boa ideia:

  • Dia do leitor;
  • Dia do jornalista;
  • Dia do gato;
  • Dia do veterinário.

Faça pesquisas de mercado

Entender o comportamento do seu público e do mercado é fundamental para definir as melhores estratégias. Para isso, você pode tomar algumas ações, como:

  • Pesquisar o comportamento de compra nos anos anteriores para determinada data;
  • Entender os produtos que seu público mais deseja em cada data (aqui vale usar as redes sociais;
  • Pergunte aos clientes se eles pretendem fazer compras naquela data.

Também vale a pena fazer pesquisas para entender quais são as tendências para o seu ramo. Por exemplo: em 2022, uma grande tendência que surgiu no mercado da confeitaria é o bento cake. Essa, então, é uma oportunidade para inovar, atender as expectativas dos seus clientes e ficar por dentro do que o mercado tem oferecido.

Prepare sua loja

Muitas ocasiões pedem uma decoração diferenciada para a sua loja. Essa é uma grande oportunidade para chamar a atenção do seu público. Imagine a situação: está perto do Dia das Crianças, sua loja está toda decorada, com os brinquedos expostos. Quando uma criança passar na frente, sem dúvidas isso vai chamar a atenção dela e dos seus pais.

Outro exemplo é o Carnaval. Digamos que você tem uma loja de maquiagem ou fantasias e seu negócio está enfeitado com a temática. Pessoas que têm interesse no assunto poderão identificar com mais facilidade o seu negócio.

O mesmo vale para o seu site e suas redes sociais!

Prepare seu estoque

Se você deseja vender muito, é importante que seu estoque de produtos e de embalagens esteja preparado. Para isso, faça um levantamento de tudo que irá oferecer em cada data. Preveja também quantas vendas seu negócio consegue absorver, para evitar problemas com os clientes. 

Confira mais dicas como essas

A Klabin ForYou é parceira do seu negócio. Por isso, compartilhamos diversas dicas aqui em nosso blog. Que tal navegar e conferir tudo o que preparamos para você? Boa leitura!