0 Novo ano, nova decoração: 3 dicas de como montar uma ornamentação sustentável - Inspire-se

Inspirações Quer saber mais?

Novo ano, nova decoração: 3 dicas de como montar uma ornamentação sustentável

Compartilhe.

Veja como montar uma decoração visando a sustentabilidade para 2022.

Que a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força e espaço na casa dos brasileiros, isso você já sabe, né? Mas a sua casa possui decoração sustentável ou elementos que remetem à natureza e que tenham, futuramente, pouco impacto ambiental?

Com criatividade, atitudes simples e muita força de vontade você pode diminuir os impactos negativos ao meio ambiente e, ainda assim, deixar sua casa linda e do jeitinho que sempre sonhou.

Por isso, no artigo de hoje, viemos trazer 4 dicas de como montar uma decoração sustentável e mudar a rotina positivamente. Olha só:

Por onde começar?

Primeiramente, o que é decoração sustentável? Assim como na moda, em que os brechós ganham cada vez mais força e a sustentabilidade ganha mais destaque, as ideias de decoração sustentável e móveis que tenham pouco impacto ambiental também vêm se destacando.

Além disso, a decoração sustentável também segue os 3 Rs: reciclar, reutilizar e reduzir. Nisso, entramos nos conceitos de reutilizar produtos que não têm mais funcionalidade, recriar algo que viu na internet, construir um móvel do zero ou até transformar o lixo em luxo.

DIY

O grande conceito por trás da ornamentação sustentável é o DIY: o faça você mesmo. Apesar de normalmente estar ligado à decoração com o tema de meio ambiente, você pode transformar qualquer coisa na sua casa em um ornamento sustentável. 

O primeiro passo é, ao jogar algo no lixo, principalmente que seja de difícil descarte e reciclagem, pensar: posso reutilizar esse item dentro da minha casa de alguma forma? Isso serve para peças de vidro, como garrafas e lâmpadas, caixotes, pedaços de vela e até prateleiras velhas. 

Depois, pensar em como o objeto pode ser reconstruído. Como nos exemplos passados anteriormente, podemos imaginar algumas coisas: 

  • As garrafas podem facilmente ser reutilizadas em alguma peça de decoração da sua casa, como luminárias, no exemplo abaixo, ou como vasos de planta, espalhados pela casa;
  • Os caixotes podem ser usados como suporte para almofadas e puffs, e serem transformados em um sofazinho confortável;
  • As prateleiras velhas podem ser pintadas e consertadas e utilizadas novamente como prateleiras.

Móveis sustentáveis

Dentro deste tópico, temos duas opções. As pessoas que preferem pesquisar como fazer móveis sustentáveis e criar seu próprio ambiente ou aquelas que preferem comprar de lugares que lutam contra os impactos ambientais e buscam reduzir ao máximo os resíduos para o meio ambiente. 

Nos próprios brechós de roupas sustentáveis, muitas vezes, encontram-se móveis inteiros, como sofás, cadeiras, mesas e que podem ser reconstruídos. Além disso, também encontram-se utensílios de decoração, principalmente telefones antigos, garrafas de séculos passados, vitrolas e até equipamentos que já não são mais produzidos e são difíceis de serem encontrados. Outra opção são os antiquários, que juntam móveis e ornamentos antigos para novos donos. Esse movimento dos antiquários, inclusive, se tornou tendência nos últimos anos, principalmente para aqueles entusiastas de elementos retrô.

Se precisar, compre conscientemente

Apesar de todo o processo de DIY e de compra de móveis usados, sabemos que muitas vezes a compra de outros materiais, inclusive de apoio para reformar essas decorações, é necessário. Por isso, quando for optar por comprar algum produto para complementar sua casa e a decoração, procure itens que são vendidos por estabelecimentos e marcas que buscam a sustentabilidade e a diminuição de impactos e produtos que não agridam o meio ambiente e que sejam resistentes, para que durem bastante tempo e não sejam descartados com tanta rapidez.

Fazer essas escolhas, mesmo que nesses pequenos passos, faz toda a diferença no resultado final. Se quiser entender um pouco mais sobre o conceito de sustentabilidade, acesse nosso outro artigo falando sobre o assunto: Sustentabilidade, da Ideologia à prática. – Inspire-se.

Conte com a K4U

Você sabe que pode contar sempre conosco, seja para entender como montar uma ornamentação sustentável na sua casa ou para encontrar os melhores produtos de papel do mercado.

Aqui na Klabin ForYou, você também encontra móveis feitos de papelão, resistentes, sustentáveis e perfeitos para qualquer canto da sua casa. Para conferir, só acessar o link a seguir: Móveis de Papelão Para Crianças – Klabin ForYou.

O que você achou das dicas que trouxemos de decoração sustentável? Compartilhe e navegue em nosso blog para conferir mais dicas de DIY, produtos sustentáveis e outros assuntos.