Quer saber mais?

Festas de fim de ano: veja como amenizar o estresse dos pets

Compartilhe.

Entenda por que esse período costuma estressar muito os animais

As festas de final de ano estão cada vez mais próximas – a contagem regressiva para o Natal e para o Ano Novo já começou! E, durante esse período, as movimentações costumam aumentar muito com as compras de fim de ano, a montagem de decorações e das árvores de Natal, os shows de fogos de artifícios, entre outras. Toda essa agitação excessiva deixa os animais estressados e muito nervosos, principalmente no período da pandemia, em que os bichinhos se tornaram mais dependentes dos tutores por passarem mais tempo dentro de casa.

Prestar atenção no comportamento dos animais nessa época, principalmente dos cães, é primordial já que, além do desconforto emocional que eles sentem com a ansiedade, alguns acidentes podem ocorrer, como fugas e até ferimentos nos animaizinhos.

O principal estresse ocorre com a queima de fogos. Como os animais não têm a mesma percepção racional que nós, humanos, eles não entendem de onde vem o som, o que está acontecendo e o que fazer para que o estrondo não cause maiores problemas. Por isso, as reações de medo, estresse e até de descontrole são super comuns. O primeiro passo para desestressar os bichinhos é não ficar bravo com a reação amedrontada deles é compreender que eles não são culpados.

Para te ajudar a entender e amenizar os impactos do estresse animal durante esse período de festas do final do ano, separamos algumas dicas de como acalmá-los. Confira:

Costume

Desde pequeno, os animais podem ser treinados para entenderem e executarem diferentes ações. Se você ainda possui um filhote que está assustado ou um gato, coelho ou cachorro estressado com toda essa situação, você pode usar a técnica de acostumá-los com o barulho.  Em pets mais velhos, isso costuma ser mais difícil e trabalhoso, porém não impossível. De forma controlada, você pode utilizar áudios e vídeos reproduzindo sons de fogos, trovões e outros barulhos anormais no dia a dia do animal enquanto o distraí com brinquedos, petiscos ou outras coisas. Ao longo do tempo, comece a aumentar um pouco o volume, até sentir que o pet não se abala nem liga mais para os estrondos.

Distraí-los

Outra opção que funciona em vários meios é distrair o pet. Os brinquedos interativos, além de serem muito divertidos e recreativos para os animais, valorizam o ambiente e deixam tudo mais calmo e distrativo. Ter brinquedos novos e que agradem os pets pode ser um bom mecanismo para desviar a atenção dos fogos e de toda a movimentação de fim de ano.

Você pode, inclusive, consultar nossa linha pensada para os pets, que tem produtos para coelhos e gatos, mas que funcionam para todos os tipos de animais e que, além de ecológicos, desestressam. Dentre as opções estão arranhadores, cubos, kits de escalada e muito mais. Para conferir todos os produtos, clique aqui. No blog, também fizemos uma postagem sobre a linha exclusiva para coelhos, que você pode conferir no link a seguir: Coelhos entediados? Veja como a linha Mobypet pode ajudar! – Inspire-se.

Calmantes

O mercado pet vem ganhando muita força e o de farmácia exclusiva para os bichinhos também. Por isso, você pode garantir calmantes que deixarão os animais muito mais tranquilos no dia, evitando acidentes e maiores problemas de saúde. Procure um médico veterinário e veja qual é a melhor opção para o seu pet.

O que fazer no dia

Durante toda a agitação do dia das festas de fim de ano, não desgrude do seu pet. Se for para a casa de algum parente ou amigo, tente levá-lo com você. Para ele, não existe companhia como a sua. Além disso, verifique se a sua casa está bem trancada e fechada para evitar acidentes e, se possível, mantenha itens seguros e confortáveis sempre próximos como: casinhas, cobertores, cama, caixa de transporte, entre outros. 

Outra dica que pode utilizar é investir em protetores auriculares específicos para pet ou, se não conseguir achá-los ou comprá-los, levar o animal para um local fechado onde o barulho esteja menor.

Caso não consiga levá-lo com você, existem outras inúmeras opções:

  • Deixá-lo em uma creche ou estabelecimento que cuide e mantenha os animais seguros durante esse período;
  • Chamar algum conhecido ou parente para tomar conta do bichinho enquanto você está fora ou, caso necessário, você pode levá-lo até a casa de algum amigo ou parente;
  • Se nenhuma dessas alternativas é possível, mantenha o pet em um ambiente fechado, seguro e que receba o menor número de ruídos possível, tanto para evitar o estresse do animalzinho, quanto para evitar acidentes e fugas.
  • Além disso, você pode usar o truque do pano. Trata-se de um truque que simula um ‘’abraço’’ em seu pet. É muito usado e comprovado!

Conte com a K4U

Você sabe que pode contar sempre conosco, seja para garantir a segurança dos pets nessas festas de fim de ano ou para encontrar os melhores produtos de papel do mercado.

Se você ainda está em dúvida sobre o universo pet ou se deve adotar um animalzinho de estimação, fizemos um post blog exclusivo falando sobre isso: Animal de estimação: por que devo adotar um? – Inspire-se.

O que você achou das dicas que trouxemos para amenizar o estresse dos pets nesse período? 

Compartilhe e navegue em nosso blog para conferir mais dicas do mundo pet, produtos sustentáveis e outros assuntos.