Quer saber mais?

Logística Reversa: Parceria Klabin ForYou & Selo EuReciclo!

Compartilhe.

Saiba mais sobre a mais nova parceria da Klabin ForYou e como ela beneficia a cadeia de logística reversa de embalagens.

Atualmente o Brasil possui uma Lei de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10 que é muito importante para a sociedade. Esse regulamento visa gerenciar os princípios, objetivos e manejo de resíduos, como embalagens, pilhas e baterias, pneus, óleos, lâmpadas e produtos eletrônicos. Além disso, no decreto Nº 7.404/2010 também foi ratificada a implantação de um sistema de logística reversa para esses casos.

Mas o que é logística reversa?

É uma prática para evitar diversas formas de poluição pós-consumo, principalmente das empresas. Pela lei é definido como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Ou seja, a PNRS exige o retorno dos produtos descartados para as empresas, fazendo com que elas se responsabilizem também pelo destino dos itens de forma correta.

Metas de Logística Reversa

Uma das metas definidas nacionalmente é a responsabilidade dos negócios de terem Certificados de Reciclagem comprovando que pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado serão recicladas.

A ideia dessas metas é serem progressivas, fazendo com que cada vez mais as empresas se adequem a esses processos. Dessa forma, será possível que as taxas de reciclagem fiquem cada vez mais altas ao longo dos próximos anos.

Leia também: Utensílios de plástico: o que muda após a proibição de materiais descartáveis em estabelecimentos em São Paulo

Isso já está sendo colocando em prática na Europa. De acordo com o Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia) foi possível reciclar 66% das embalagens na União Europeia através de desenvolvimento na cadeia de reciclagem com contínuos investimentos por parte do setor privado.

Soluções inovadoras

Através desses dados e pensando nas metas de logística reversa aqui no Brasil, a solução eureciclo entra como uma aliada das empresas na hora de obter Certificados de Reciclagem.

E como a Klabin ForYou é a maior apoiadora da sustentabilidade tanto em seus negócios quanto para seus consumidores já estamos contribuindo para essa prática tão necessária para o meio ambiente.

Portanto, se você está procurando formas de ser mais consciente no seu negócio e quer trabalhar com embalagens sustentáveis continue acompanhando esse post. Você irá saber mais sobre como essa solução atua e como as embalagens da K4U estão auxiliando nas metas de logística reversa.

Sobre a eureciclo:

A ideia do selo eureciclo começou em 2014 quando os co-fundadores Thiago e Luciana Oliveira, trouxeram ao Brasil um projeto que tinha como objetivo revolucionar a forma como os resíduos sólidos eram tratados.

Em 2015, com um time enxuto de 5 pessoas, foi criada a New Hope Ecotech, a primeira empresa focada em tecnologia para rastreamento dos resíduos pós-consumo do Brasil. Um ano depois a ideia foi consolidada como uma solução que atende a necessidade das empresas para cumprimento da Logística Reversa de Embalagens dentro dos grandes grupos (papel, plástico, vidro ou metal).

Na prática, o selo ‘eureciclo’ certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo por meio de uma plataforma que rastreia as notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros da iniciativa. Além disso, a adoção do selo contribui para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com a meta de logística reversa (citada anteriormente), ao garantir que as marcas que o carregam destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem.

Essa solução conta com um diferencial que é a utilização de tecnologia para rastreamento através de análises estatísticas, big data e blockchain. Assim é possível acompanhar todo o processo da empresa garantindo, através das notas fiscais emitidas por eles, a destinação correta de embalagens pós-consumo para a reciclagem.

A solução tem sido o maior sucesso! O selo já foi reconhecido em mais de 10 premiações e segue sendo aderido por várias empresas e outras entidades. Já são mais de 4.500 marcas e parceiros juntos na causa da sustentabilidade com a logística reversa.

Parceria Sustentável

As embalagens comercializadas pela Klabin por meio da plataforma de e-commerce Klabin ForYou ganharam um novo atributo de sustentabilidade. A partir de agora, os itens contam com o selo ‘eureciclo’, que reforça aos consumidores o engajamento com a reciclagem por meio da certificação da logística reversa dos itens, agregando ainda mais valor à estratégia do marketplace da Companhia, que é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil.

E-book Grátis: Negócios e Sustentabilidade – Como o seu negócio pode aderir a reciclagem

Portanto, o cliente que investir em embalagens da Klabin estará garantindo a sustentabilidade do seu negócio sabendo exatamente o processo de destinação de suas embalagens pós-consumo. Além disso, estará contribuindo para a valorização de um consumo mais consciente.