Uncategorized

Olímpiadas de Tóquio 2020: sustentabilidade do pódio até as camas de papelão

Compartilhe.

Camas que suportam mais de 200 kg, pódios de plásticos recicláveis e outros elementos são destaque nas olimpíadas mais sustentáveis da história!

Se você, como um bom brasileiro, assim como nós da Klabin ForYou, também está acompanhando as Olímpiadas Mundiais e, deve estar torcendo e se emocionando com os nossos grandes atletas que só nos dão orgulho, com certeza deve ter visto as notícias de como o Japão deu destaque do começo ao fim a sustentabilidade que vai muito além da neutralidade do carbono.

E como o combo sustentabilidade e papelão vem sendo abordado frequentemente em nosso blog e é uma das principais missões da Klabin, nada melhor do que entender como essas ações fazem a diferença não só para o evento, como para o planeta.

As polêmicas camas de papelão

Apesar do suposto motivo ter viralizado na internet – evitar relações sexuais entre os atletas –, a razão por detrás das camas é um pouco mais nobre (e ecológica).

Segundo os organizadores o motivo é trazer leitos mais sustentáveis e resistentes do que a madeira, por isso a cama de papelão foi escolhida. Feita de papelão ondulado, a cama foi projetada para suportar até 200 kg. Ou seja, elas são até melhor do que as camas de madeira e aguentam atividades sexuais.

Atletas como Douglas Costa e Rhys McClenaghan viralizaram nas redes pulando nas camas, comprovando sua resistência:

Isso surpreendeu boa parte das pessoas, mas por aqui já sabemos que o papelão além de ser sustentável pode aguentar toneladas. Inclusive aqui no Brasil a Klabin já produziu camas de papelão e muitos outros móveis feitos com essa matéria-prima tão incrível:

Veja também: 4 vantagens de apostar em móveis de papelão

Sustentabilidade na Vila Olímpica além da emissão de carbono

O comitê de organização do evento promoveu tudo para que cada detalhe fosse o mais sustentável possível. Por isso, nessas olimpíadas, a proposta de um evento sustentável contou com a ajuda de créditos de compensação de carbono doados por empresas dos municípios de Tóquio e Saitama, as duas localidades dos Jogos, assim como com a ausência de espectadores.

“O que vemos é que agora todos estão muito mais cientes de que todos têm um papel a desempenhar na ação climática”, disse Marie Sallois, chefe de desenvolvimento de sustentabilidade do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Muitos consideram que esse evento teve credenciais verde em peso.

As medalhas de ouro, prata e bronze, foram produzidas a partir de metal reciclado de celulares antigos e outros eletrodomésticos pequenos doados pelo público em geral, uma iniciativa iniciada em 2017.

Carros elétricos estão sendo usados para transportar os atletas e jornalistas pela vila. Muitos dos locais de competição também foram pensados para serem temporários. Por isso, optaram por madeira reciclável, que após o evento serão desmontadas. Dessa forma, os organizadores conseguirão evita os terríveis “elefantes brancos” como estádios que são deixando para trás como as copas do mundo, as próprias olimpíadas e pan-americanos.

Outro destaque foram os pódios criados através de impressora 3D utilizando plástico reciclável e o local dos dormitórios que será transformado em um complexo de apartamentos depois da Olimpíada e continuará tendo parte de sua energia gerada por células de combustível de hidrogênio.

A lista de iniciativas sustentáveis ainda continua:

  • Pela primeira vez, a fonte de combustível usada para acender e manter a chama da tocha olímpica foi o hidrogênio, que não produz dióxido de carbono (gás poluente) quando queimado.
  • Toda a energia usada nos Jogos vem de fontes 100% renováveis.
  • A meta da organização do evento é reciclar 65% de todos os resíduos gerados e dar novo uso a 99% dos itens adquiridos especificamente para os jogos.
  • As medalhas entregues aos atletas são feitas de materiais preciosos recuperados de mais de 6 milhões de aparelhos eletrônicos descartados.
  • Para se movimentar dentro da vila olímpica, os atletas e profissionais usam veículos elétricos e autônomos. E como a sustentabilidade anda junto com inclusão, toda a vila é acessível e facilitada para todas as deficiências.

Todas essas ações contribuem para uma Olimpíadas muito mais consciente e esperamos que inspirem os próximos eventos mundiais a seguirem a mesma ideia em prol de ajudarmos o planeta.

Veja também: Responsabilidade social: como ter hábitos de consumo mais sustentáveis

Por aqui, continuamos com nossa meta de ajudar o seu negócio e você a ter mais sustentabilidade no seu dia a dia com o uso de papel e papelão. Com isso, também assumimos a responsabilidade de cumprir as metas estabelecidas na Lei Nacional de Resíduos Sólidos, garantindo a origem pós-consumo e a destinação ao reciclador de parte das nossas embalagens com o selo EuReciclo.

Além disso, também temos muitas opções de produtos feitos de papel que podem ser ótimas opções para a sua casa, evento ou escritório. Confira as opções abaixo:

Mesa Extremosa – Klabin

A Mesa Extremosa é perfeita para todo tipo de evento e ambiente, ela é feita de papelão ondulado que é uma estrutura formada por um ou mais elementos ondulados, chamados de “miolo”, fixados a um ou mais elementos planos, chamados de “capa”, por meio de adesivo aplicado no topo das ondas o que proporciona maior qualidade, resistência e durabilidade para mesa. Ideal para colocar em qualquer cômodo da sua casa, comércio, refeitório, festa, churrasco, confraternização ou escritório.

Banco/ Banqueta Adulto

Esse item além de versátil é indispensável! A banqueta de papelão suporta até 250 quilos e pode ser montada e desmontada diversas vezes, facilitando o uso e sempre quebrando um galho quando a casa está cheia e não há mais lugar para as visitas sentarem, legal né? Ela ainda pode ser usada em festas, reuniões, pequenos e grandes encontros ao ar livre. Versatilidade é a palavra-chave para descrever esse item.

Lixeira de Papelão

Além de separar o lixo para o descarte correto, nada melhor do que separar de forma 100% ecofriendly, certo? Essa lixeira é per-fei-ta para escritórios, escolas, casas, festas e muito mais. Leve, fácil de limpar e ainda pode ser turbinada ao usar com o nosso Saco de Lixo para Lixo Úmido ou Reciclável!

Mesa Crianças – Cantinho Super da Eu Amo Papelão!

 

Essa é para toda a criançada! O kit cantinho super é composto com uma mesa e 4 cadeirinhas infantis que vão levar alegria e segurança para os pequenos! Ela pode ser montada, desmontada, personalizada pelos pequenos com canetinhas, lápis e tintas e ainda pode ser levada de um lado para o outro sempre!

Todos esses móveis são de extrema qualidade e sustentáveis pensados para o seu bem estar e na praticidade do seu dia a dia como consumidor final e como pequena e média empresa.

A versatilidade é um pilar importante para a Klabin ForYou e queremos que você usufrua de cada produto com qualidade e segurança. Por isso, cada produto é feito a partir de fibras limpas, ou seja, usadas pela primeira vez e sem contaminantes.

Não perca tempo e venha ser sustentável com a gente!