Quer saber mais?

Reciclagem: descubra tudo o que precisa saber sobre essa prática!

Compartilhe.

Entenda de vez o que é e qual a importância da reciclagem

Saber o que é reciclagem é fundamental para manter a preservação do meio ambiente. Além de ser um método simples e que pode ser facilmente acoplado no dia a dia, a reciclagem é o processo de reaproveitar materiais descartados, que não têm mais uso, e introduzi-los novamente na produção de novos materiais, evitando acúmulo de lixo, melhorando a qualidade de vida do ambiente e das pessoas, preservando os recursos naturais. 

Apesar de ser um processo já bem difundido e entendido por inúmeras pessoas, muitos ainda não entendem qual a importância da reciclagem. Por isso, neste artigo, você vai entender tudo sobre o procedimento da reciclagem. Segue o fio: 

Afinal, para que serve?

A reciclagem é essencial para o reaproveitamento de resíduos que já não têm mais suas funções 100% asseguradas. Ela dá nova vida a esses resíduos, evitando que se acumulem nas florestas e rios ou que sejam desperdiçados.

Esses materiais, que são colocados no lixo reciclável, podem acabar se tornando os mesmos produtos dos quais se originaram ou um totalmente inovador. Podemos pegar como exemplo a garrafa pet. Ao ser reciclada, pode se tornar novamente uma garrafa pet. Porém, pode também se transformar em uma bolsa ecológica ou em uma carteira sustentável, por exemplo.

Como reciclar?

Reciclar é muito simples. Primeiro, você deve ter em sua casa dois lixos distintos: um para resíduos orgânicos e outro para resíduos recicláveis. O lixo orgânico é todo aquele material de origem vegetal ou animal, como cascas, peles, ossos, frutas, verduras e legumes. O lixo reciclável, por sua vez, são aqueles resíduos que podem ser reutilizados, como papel, vidro, plástico e metal. 

Além disso, dentro de cada grupo, você também pode separar os próprios resíduos em categorias, como um espaço só para os metais e outro só para os papéis, para que a coleta seja mais assertiva e rápida. 

Leia também: Como reciclar embalagens de papelão? – Inspire-se

Importância da reciclagem

Fora todos os aspectos ambientais citados anteriormente, a reciclagem promove um dos processos mais limpos e eficientes em tratamentos de resíduos. Além de diminuir o número de aterros sanitários e lixões, permite que a quantidade de material produzido seja muito menor, uma vez que só no Brasil são produzidos 130 mil toneladas de lixo todos os dias. Se todos fizessem sua parte, poderíamos ter 40% dos produtos sendo reaproveitados, mas essa não é a realidade, já que apenas 7% são reciclados.

A reciclagem também é importante na parte social e econômica. O processo dá emprego para milhares de catadores que dependem da venda dos resíduos recicláveis para sobreviver e sustentar suas famílias.

E os orgânicos?

Você também pode fazer sua própria reciclagem, em casa, com os resíduos orgânicos. Além de evitar a superlotação de lixões e aterros, você garante uma alimentação mais saudável. Uma boa parte do sabor e dos nutrientes dos alimentos ficam presos às cascas, peles e ossos. É um grande desperdício de alimento jogar fora sem utilizar e também um grande prejuízo no bolso. Por isso, para evitar esses desperdícios, uma ótima opção é fazer caldos. Em uma panela com água, adicione os restos de folhas, cascas e talos e leve ao fogo. Quando o líquido reduzir bem, coe. Então é só usar ou, se preferir, congelar para usar em outra ocasião. O mesmo processo é válido para sobras de carnes, ossos, peles e gorduras. Assim, além de criar um hábito mais sustentável, você também adere a uma alimentação mais saudável e acaba economizando. 

Além desse processo

A reciclagem é um método extremamente simples, importante e que faz a diferença para a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Porém, não é o único método para preservar tudo aquilo que é importante para o dia a dia da humanidade. O consumo consciente vem ganhando cada vez mais força e tem como principal meta mudar os hábitos simples da rotina que agridem o meio ambiente.

O consumo consciente consiste na busca e na escolha de produtos que não causem prejuízos para o meio ambiente. Essa prática não serve apenas para produtos específicos. Você pode ser um consumidor sustentável em todos os campos da sua vida. Buscar por marcas de beleza que não testam em animais, por exemplo, te torna um consumidor sustentável. Outro exemplo é procurar e comprar peças de roupas feitas por indústrias que não gastam milhões de litros de água.

As empresas também precisam ficar de olho nesses aspectos. Cada vez mais o consumidor busca por opções que não sejam nocivas à natureza. Essa, então, é a oportunidade que você precisava para mostrar ao seu cliente os princípios da sua empresa. Por serem feitas de matéria-prima 100% reciclável, as embalagens sustentáveis têm seus impactos ambientais consideravelmente reduzidos. Feitas de papelão, elas são fáceis de personalizar e deixar com a cara do seu negócio, além de terem um custo-benefício excelente em comparação com outros modelos. Substituir as sacolas plásticas por sacolas de papel é também uma ótima opção. Para entender melhor sobre o porquê de substituir as sacolas plásticas pelas de papel, acesse: 5 motivos para substituir as sacolas de plástico por papel – Inspire-se

Reduzir o consumo de plástico está na mira dos ambientalistas e consumidores, sendo um grande passo para quem quer fazer a diferença e manter os recursos naturais o maior tempo possível no planeta. Pequenos gestos, como evitar utensílios de plástico na rotina (talheres, canudos, tampas, copos etc.), já ajudam demais. 

Se você quer compreender a importância da diminuição de resíduos plásticos e como as leis estão influenciando nesse processo, leia: Utensílios de plástico: o que muda após a proibição de materiais descartáveis em estabelecimentos em São Paulo – Inspire-se

Conte sempre com a K4U

Você sabe que pode contar sempre conosco, seja para entender um pouco mais sobre a importância da reciclagem ou para encontrar os melhores produtos de papel e papelão ondulado do mercado.

Atualmente todas as embalagens vendidas no Klabin ForYou e fabricadas pela Klabin estão dentro da parceria com a solução EuReciclo. O selo EuReciclo é um atributo de comunicação para as empresas que adotam a nossa solução. Isso quer dizer que nos comprometemos a cumprir as metas estabelecidas na Lei Nacional de Resíduos Sólidos, garantindo a origem pós-consumo e a destinação ao reciclador de parte das nossas embalagens.

Além disso, em nosso site, você encontra diversas opções de Sacos e Sacolas de Papel, que além de preservarem a natureza e carregarem a mensagem de sustentabilidade, ainda facilitam a vida dos consumidores. Ainda, existem inúmeras outras opções de embalagens para substituir o plástico e facilitar o processo de reciclagem, basta clicar aqui e acessar nosso site. Temos a solução perfeita para o seu negócio!

O que você achou deste artigo? Compartilhe com sua família e amigos e navegue em nosso blog para conferir mais dicas sobre sustentabilidade e outros assuntos.