Inspirações

Dia Nacional do Escritor: 3 motivos para escrever à mão.

Compartilhe.

Dia 25 de Julho é o Dia Nacional do Escritor e nós queremos te incentivar a largar o computador e voltar aos princípios de escrever à moda antiga!

 

Sabemos que é muito difícil largar a praticidade de abrir o notebook e ouvir o barulhinho das teclas – que é quase um ASMR! – e ter como resultado a organização do seu texto na fonte Times New Roman (ou Arial para alguns). A rapidez com que as ideias vão parar na tela já é mais que um hábito.

Mas garantimos que largar a tecnologia e voltar a escrever à mão pode ser a grande saída para um bloqueio criativo ou simplesmente um costume gostoso. Vem com a gente que nós te explicamos o porquê!

1- Manter um bloco de notas ajuda a organizar as memórias e ideias frescas na mente e ajudam a reter mais informações.

Isso mesmo! Escrever à mão faz com que uma parte do nosso cérebro chamado ‘’Sistema de Ativação Reticular’’ ou ‘’RAS’’, em inglês, seja ativada. O RAS atua como um filtro para tudo que o seu cérebro precisa processar, dando mais importância ao material que você está focando ativamente neste momento – algo que o ato físico de escrever traz para o primeiro plano, segundo o site Lifehack.

Um outro estudo da Universidade de Bloomington, nos EUA, mostrou que crianças que aprendem a escrever com letra de mão no papel, desenvolvem habilidades motoras e estimulam o cérebro a trabalhar de forma mais eficaz e eficiente.

2- Menos distrações provenientes da interwebs

Nem precisamos de estudos para comprovar que as intermináveis notificações são capazes de tirar a concentração até dos mais focados, certo? Tirar um tempo para organizar as ideias e coloca-las no papel demanda silêncio e concentração, coisa que seu notebook ou celular não vão conseguir lhe oferecer. Mais um ponto para o caderno. Yay!

3- Escrever à mão fará de você um melhor escritor

Diversos cursos ao redor do mundo incentivam seus alunos a escreverem à mão. Sarah Selecky, instrutora e escritora canadense, instrui seus alunos diariamente a escrever à mão pois acredita que a prática leva a uma melhor receptividade das ideias.

Porém a prática e o sucesso falam mais do que somente a teoria, correto? Por isso vamos te fazer uma pergunta: você sabe o que autores como J.K Rowling,  Orhan Pamuk, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2010, e Jane Austen tem em comum? Todos eles escreveram parte das suas obras à mão.

Para o seu cérebro, escrever à mão é fazer arte. Rabiscar em um papel é colocar a totalidade e essência da arte pura, crua e primitiva sem edições ou influências externas pra fora.

 

Por isso a Klabin ForYou trouxe ao maravilhosos cadernos taccbok estilo Oxford pra você! Queremos te incentivar a colocar toda sua arte no papel e para isso temos opção com ou sem pauta, quadriculado ou pontilhado! Tudo para fazer seu escritor interior se sentir muito à vontade. Confira todas as opções aqui e se joga no mundo da escrita!