Quer saber mais?

3 hábitos para as crianças desenvolverem durante as férias escolares

Compartilhe.

Entenda como e o que fazer com os pequenos durante as férias escolares

Apesar de todos sabermos qual a data das férias escolares, entendemos que esse momento é importante para os pais e responsáveis se reinventarem e criarem novos costumes para gastar a energia que os pequenos possuem. Criar hábitos saudáveis e rotinas que realmente funcionem para as crianças é tarefa fundamental para prosseguir os ensinamentos da escola e garantir que elas continuem se desenvolvendo de forma lúdica durante esse período.

Mas muitos ainda se perguntam: o que fazer nas férias escolares e como manter as crianças constantemente ocupadas com alguma atividade sem perder a criatividade? Por isso, neste artigo, separamos 3 dicas incríveis de hábitos para as crianças desenvolverem durante esse período para você não precisar se preocupar. Confira: 

1. Ensinar sobre sustentabilidade

A preservação do meio ambiente e a sustentabilidade ganham cada vez mais destaque e importância, e os pequenos não podem ficar de fora desse debate. Ensinar crianças a entenderem os motivos de transformar o mundo com soluções sustentáveis é essencial para garantir um futuro bom para toda humanidade, inclusive para eles próprios. 

Separar o lixo, por exemplo, é uma atividade que não exige tanto esforço dos pequenos, torna-se rotineira e pode parecer bem divertida se ensinada da forma correta. Ensiná-los a compreender qual tipo de lixo estão jogando, a diferença entre lixo orgânico e lixo reciclável e qual a cor da lata certa para jogar cada resíduo já dão passos enormes na compreensão sobre sustentabilidade e na ajuda da coleta seletiva em casa. Fazer com que eles escovem os dentes sem deixar a torneira aberta e economizem o máximo possível de água também são ótimos aprendizados. Você pode fazer desafios de quem gasta menos água ou ensiná-los a encher um copo de água pequeno para escovar os dentes, sem a necessidade de abrir a torneira várias vezes. 

Ainda há a opção de estimular os pequenos a estarem em contato direto com a natureza plantando uma plantinha com papel semente ou iniciando uma pequena horta em sua casa. São atividades simples e que podem fazer com que as crianças se conectem com a natureza e com os processos naturais de cultivarem um pouco de seus alimentos.

Leia também: 7 formas simples de ensinar sustentabilidade para crianças – Inspire-se

2. Desenvolver o lúdico

As brincadeiras são super importantes para desenvolver o lado lúdico, racional e motor dos pequenos, além de ajudarem as crianças a entenderem possibilidades, experiências do mundo, criarem independência e assim por diante. As brincadeiras fazem parte da rotina dos pequenos na escola e durante as férias são uma ótima alternativa para ocupá-los durante horas, sem precisar se preocupar se estão fazendo bagunça. 

Você pode transformar uma hora do dia ou da noite em um tempo para desenvolver algum tipo de jogo, desafio ou brincadeira. Vocês podem contar histórias – você começa contando e o pequeno continua -, fazer uma caça ao tesouro super criativa e completa por toda a casa ou montar e desmontar brinquedos de papelão.

Você também pode separar cadernos para  incentivar seus filhos a escrever, desenhar, aprender origami e um tantão de outras atividades manuais!

Leia também: Crianças em casa: dicas de brincadeiras para o dia a dia – Inspire-se

3. Rotina mais saudável

A correria do dia a dia muitas vezes nos impede de comermos adequadamente, praticarmos algum esporte ou possuirmos qualquer hábito saudável. Durante as férias escolares, porém, você pode adequar a sua rotina com a das crianças e transformar em um hábito saudável. 

Você pode começar com pequenas atitudes: trocar a batata frita por alguns legumes, sempre decorando o prato para chamar a atenção, misturar elementos muito gostosos com outros que eles talvez não queiram tanto, como um pedaço de bolo e uma vitamina de frutas, por exemplo. Exercitar-se também é importante para a sua saúde e a dos pequenos. Por isso, saia para caminhar enquanto ele anda de patins, bicicleta, skate ou outra atividade que o faça se locomover. No momento em que o mundo passa agora, em que precisamos ficar em casa, trazer essas atividades para dentro de casa também funciona, com jogos de videogame que fazem vocês se mexerem bastante, aulas de zumba na internet ou uma noite do karaokê, com muita cantoria e dança. Lembre-se de sempre mandar as crianças dormirem cedo e bem para que possam acordar mais dispostas no dia seguinte.

Conte sempre com a K4U

Você sabe que pode contar sempre conosco, seja para divertir as crianças durante as férias escolares e ensinar sobre um mundo mais sustentável ou para encontrar os melhores produtos de papel do mercado.

Em nosso site, você encontra diversas opções de Brinquedos de Papelão, que além de preservarem a natureza e carregarem a mensagem de sustentabilidade, ainda divertem e entretêm as crianças com brincadeiras e jogos inovadores, com casinhas, tapetes para colorir e outros brinquedos. Para entender sobre outras brincadeiras que podem ser feitas durante as férias escolares, clique aqui.

O que você achou deste artigo? Está se sentindo mais preparado/a para as férias escolares? Compartilhe com sua família e amigos e navegue em nosso blog para conferir mais dicas sobre sustentabilidade e outros assuntos.