Quer saber mais?

Dia da Gastronomia Sustentável

Compartilhe.

Conheça mais sobre esse novo modo de cozinhar e como ele contribui para um estilo de vida mais consciente.

Gastronomia Sustentável

Certamente esse é um termo novo para você, certo? Por isso queremos te mostrar o que é gastronomia sustentável e como ela pode ajudar o meio ambiente e o seu dia a dia!

No dia 18 de junho é comemorado o dia da Gastronomia Sustentável data estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 2017. Esse evento tem como objetivo reconhecer a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural de todas as raças e etnias.

A ONU ainda afirma que, a gastronomia pode desempenhar um papel nesta área devido às suas ligações com as dimensões do desenvolvimento sustentável da sociedade e da Economia. Além disso, o tema também pode ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovendo melhoras no sistema agrícola, alimentação mais saudável, sustentável, nutritiva, e auxiliando na conservação da biodiversidade e da cultura local, o que potencializa a economia regional, distribuição de renda e muito mais.

Veja também: Responsabilidade social: como ter hábitos de consumo mais sustentáveis

Valorização da Cultura Local

De acordo com o livro “Dez Bilhões”, escrito pelo professor e cientista britânico Stephen Emmott, em 2050 teremos cerca de 9 bilhões de pessoas no planeta Terra. Porém, um terço de todos os alimentos disponíveis para essas pessoas consumirem serão perdidos ou desperdiçados.

Para reverter esse cenário que será cada vez maior com o crescimento da população, produtores precisam ser mais cuidadosos na forma como utilizam os recursos naturais e consumidores devem ser mais exigentes e racionais quando escolhem seus alimentos.

Esta postura também pode ajudar a preservar as receitas e culturas tradicionais. Escolher alimentos cultivados localmente e comendo aquilo que está disponível em cada estação, ajuda a mudar os padrões de compra da economia local, como restaurantes e linhas industriais de produção.

Segundo a pesquisa “Fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis usando indicações geográficas”, realizada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) em 2018, o ato de valorizar a comida local e suas raízes ancestrais geram impactos positivos tanto na economia quanto na sociedade local.

Nessa pesquisa também foi analisado o impacto econômico do registro de origem em nove situações diferentes.

Entre eles estão: o Vinho Vale dos Vinhedos do Brasil, o café da Colômbia, o chá Darjeeling da Índia, o repolho Futog da Sérvia, o café Kona dos Estados Unidos, o queijo Manchego de Espanha, a pimenta Penja dos Camarões, o açafrão Taliouine de Marrocos e o queijo Tête de Moine da Suíça.

Por fim, o relatório concluiu que “o registro de produtos ligados ao seu local de origem tem implicações muito mais profundas do que ganhos econômicos.”

Melhor distribuição de renda

Produtores locais tornam os sistemas alimentares mais inclusivos, mais eficientes e mais humanizados, ou seja, não diz respeito somente à natureza mas também aos seres humanos.

Esse sistema alimentar mais inclusivo ainda promove um relacionamento de confiança entre os produtores e clientes, garante uma distribuição de renda maior, gera mais empregos, movimenta a economia local e valoriza os produtos locais e de época.

Veja também: Padrão de consumo: a nova onda de produtos orgânicos na geração Milenials

Como contribuir?

Atualmente estamos todos cercados de produtores locais, seja artesãos ou produtores locais e por isso, é de grande ajuda para a Gastronomia Sustentável a aquisição de produtos dessas pessoas. Além disso, trabalhar para combater o desperdício de comida é um grande passo também.

Portanto, quando for cozinhar, procure olhar bem o que está na dispensa e busque aproveitar tudo o que for possível, seja criativo e faça da sua cozinha uma forma de ajudar o meio ambiente!

A Klabin ForYou apoia a Gastronomia Sustentável por todas as partes. Em nosso portfólio temos mais de 300 produtos sustentáveis que vão desde Transporte & Correio até Restaurantes & Delivery, tudo para dar o suporte que seu estabelecimento e seu dia a dia precisam. Confira agora mesmo em nosso site.