Quer saber mais?

5 dicas para incentivar a leitura infantil

Compartilhe.

Confira maneiras de incentivar a leitura e ajudar no desenvolvimento das crianças

Assim como o lazer e as brincadeiras, a leitura durante a infância também é um ato essencial para estimular o desenvolvimento infantil. Isso porque, por meio da leitura, é possível incentivar a aprendizagem de diversos atributos, como empatia, imaginação e muito mais. Quando é feita com o encorajamento dos pais, fica ainda melhor. Dessa maneira, as crianças sentem-se mais motivadas. 

Neste artigo você irá conferir 5 dicas para incentivar a leitura infantil e estimular a aprendizagem. Olha só! 

  1. Demonstre interesse pela leitura

Durante a infância é comum que as crianças tomem seus pais e familiares como espelhos e exemplos a serem seguidos. Por isso, uma ótima ideia para usar essa prática ao seu favor é demonstrar interesse pela leitura também. Assim, as crianças terão curiosidade para saber mais.

Essa é uma ótima maneira de dar um exemplo positivo para os pequenos e também desenvolver o hábito da leitura para si, contribuindo para o seu próprio crescimento. 

Leia também: Entenda a importância de estimular o seu filho a brincar sozinho

2. Leia para as crianças

É importante que se faça leituras com as crianças desde pequenas, pois a atividade gera diversos benefícios para eles, como: 

  • Proporciona que o pequeno imagine as situações;
  • Possibilita que as crianças criem empatia pelos personagens;
  • Gera a oportunidade de desenvolver a capacidade criativa;
  • Contribui para que as crianças cresçam com maior repertório de ideias.

E esses são apenas alguns dos benefícios. Além disso, com o hábito de ouvir histórias desde muito pequena também aumenta a possibilidade da criança criar interesse pelos livros conforme for crescendo. 

3. Faça perguntas

Não basta apenas ler, você sempre pode incentivar um pouco mais. Após ler para as crianças ou depois que elas terminarem a leitura, uma ótima ideia é fazer perguntas a elas. Algumas das coisas que você pode questionar, são:

  • O que você achou da história?
  • Qual personagem mais gostou? Por quê?
  • Como você mudaria essa história?
  • Qual seria o final mais legal para você?

Com essas e muitas outras possibilidades de perguntas, é possível incentivar a imaginação, contribuindo para que as crianças pensem em outras possibilidades e realidades, assim como falem sobre como se sentiram ao saber da história, como acham que deveria ter sido e muito mais.

Baixe o eBook gratuitamente: 5 maneiras de estimular a criatividade infantil

4. Comece com imagens

Durante a primeira infância é comum que as crianças não tenham um grande interesse por textos muito longos e cansativos. Por isso, comece aos poucos. Uma opção é iniciar com livros que possuem mais imagens e pouco texto, como histórias infantis, poemas e gibis. 

Conforme a criança for crescendo e seu interesse for aumentando, a quantidade de livros e texto em cada conteúdo pode ir crescendo também, gradativamente, para que a mudança não seja sentida de uma forma tão brusca e seja feita de uma maneira gostosa.

5. Respeite os interesses da criança

O hábito da leitura deve ser algo prazeroso para as crianças e, para isso, é importante que você conheça seus interesses para que possa oferecer livros que aumentem a curiosidade. Por exemplo: se seu filho ama super heróis, uma ótima ideia é oferecer livros em quadrinhos com histórias de heróis variados. Se sua filha sonha em ser astronauta, traga opções que falem mais sobre o espaço. 

Dica bônus

É importante lembrar que cada criança é única, possui suas vontades, gostos e opiniões, e elas não devem ser ignoradas. Busque sempre ouvir o que as crianças têm a dizer para que você possa tornar a experiência da leitura mais agradável para elas e para o seu desenvolvimento. 

Conte com a K4U

Além da leitura, também existem outras atividades importantes durante a infância, como desenhar. Para isso, os brinquedos de papel e papelão são ótimas opções pois, além de estimularem o desenvolvimento motor, também trabalham com a criatividade.

Em nosso site, você encontra diversas opções de brinquedos sustentáveis e super divertidos, que possuem o objetivo de garantir o crescimento infantil de uma forma saudável e prazerosa. Para conhecer os modelos disponíveis, clique aqui.

O que achou deste artigo? Compartilhe com sua família e amigos para ajudá-los também e navegue em nosso blog para conferir mais dicas como essas.