Quer saber mais?

Semanal Mundial do Brincar

Compartilhe.

Entre os dias 22 e 30 de maio acontece a semana mundial do brincar!

As brincadeiras e a imaginação se tornaram tão importantes que ganharam uma semana especial no calendário, isso porque brincar é um ato fundamental no desenvolvimento de toda criança e garante um crescimento saudável para todas elas.

Nesse post iremos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa semana para comemorar do melhor jeito possível. Quem vem?

O Dia Internacional do Brincar, comemorado no dia 28 de maio, surgiu em 1999, criado pela Internacional Toy Library (ITLA), que é a associação internacional de brinquedotecas. A data foi reconhecida pela UNICEF e é celebrada em mais de 40 países.

Hoje, a Aliança pela Infância — uma rede que promove a reflexão e ação das pessoas em relação aos cuidados com a educação infantil — organiza, a Semana Mundial do Brincar, que em 2021 vai do dia 22/05 ao dia 30/05.

A semana do brincar é muito importante para todos os envolvidos na educação dos pequenos pois é uma ação que alia pais, educadores, médicos, instituições privadas, públicas e todos os envolvidos no desenvolvimento das crianças.

A ideia é realizar um conjunto de atividades com objetivo de enfatizar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças. São dias inteiros de atividades lúdicas para as crianças e palestras/debates para os adultos com profissionais acerca do tema brincar.

Casinha das Infâncias

O tema desse ano busca lembrar a importância do lar e como ele é fundamental na vida das crianças, principalmente nesse momento de pandemia. A Aliança pela Infância busca com esse tema expressar a necessidade infantil de proteção e acolhimento.

A brincadeira desse ano busca incluir todo tipo de espaço onde as crianças possam criar. Sejam casinhas, castelo de areia, esconde-esconde, cabana de lençol, casa na árvore, foguetes, carrinhos e afins. As brincadeiras tem acontecido prioritariamente em casa mas nem por isso pode deixar de ser divertido, lúdico e mágico.

Segundo a organizadora do evento no Brasil, a casa é a fortaleza do humano. Todos nós precisamos de um teto em que possamos nos proteger, nos refazer e nos fortalecer. Assim, nesta edição da SMB, pretendemos despertar o olhar amoroso dos adultos para as “casinhas das infâncias” e um brincar que produz no coração das crianças o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular e tradicional. O brincar que reflete a cultura das infâncias é ancestral, não se ensina, mas se repete de geração em geração e vive nas cantigas e histórias, nos objetos da casa, nos brinquedos inventados e até na poesia distraída do cotidiano. E é claro que a Klabin ForYou não iria ficar de fora dessa brincadeira, não é mesmo?

Conheça a Casinha de Papelão, um brinquedo super lindo, leve, estiloso e sustentável. Ideal para toda criançada passar horas brincando e se divertindo com criatividade e muita segurança.

Uma ótima vantagem é que a casinha de papelão é leve e fácil de levar de um lado para o outro, pois pode ser montada e desmontada sempre. Além disso, a Casinha de Papelão pode ser personalizada facilmente com desenhos, colagens e pinturas. Para a criança soltar a imaginação e criar sua própria galáxia!

Não há regras, a criatividade é que manda! Perfeita para pintar e personalizar do jeitinho que a criança quiser utilizando giz de cera, lápis de cor, canetinhas e tinta guache e qualquer outro material que a imaginação permitir.

A maior surpresa é que temos uma casinha especial para esse dia! Um Kit Para Brincar de Casinha que contém um notebook de papelão, adesivos e uma casinha enorme para toda criançada se divertir muito! Confira todos os modelos e não perca tempo pois a diversão não pode esperar.

Não esqueça de registrar esses momentos e nos marcar com as hashtag #smb2021 #semanamundialdobrincar #brincandocomk4u, combinado?

Leia também – Crianças em casa: dicas de brincadeiras para o dia a dia

Feliz Dia Mundial do Brincar!