Na Mídia

Na Mídia: Klabin ForYou, plataforma para venda direta.

Compartilhe.

O mercado de embalagens coleciona cases de sucesso, dos recordes de produção à eficiência de performance e aplicabilidade no uso, que ganharam destaque com a demanda crescente na pandemia, impulsionada pelo comércio eletrônico. A Klabin mostra que a inserção do fabricante no universo das plataformas de vendas é anterior à crise sanitária e uma tendência, que foi acelerada pela necessidade do isolamento. Através de sua assessoria de imprensa, a maior fabricante de papéis para embalagem do país falou ao NewsPaper especialmente sobre a Klabin ForYou, uma plataforma de vendas diretas que faz parte de sua estratégia dedicada ao mercado de comércio eletrônico.

Com o crescimento do comércio online e da demanda dos clientes que atuavam com esse novo canal de venda, a Companhia lançou o e-klabin, iniciativa que consolida todos seus esforços e reestrutura suas frentes de atendimento ao mercado de e-commerce, auxiliando as empresas a alcançarem a embalagem mais adequada para sua demanda. O e-klabin é estruturado em três frentes organizadas para atender a necessidades distintas: uma voltada para marcas tradicionais que desejam ampliar sua presença nos canais de venda online; outra para marketplaces, segmento em que a Klabin já atua como fornecedora de embalagens para grandes players do mercado; e, por último, a Klabin ForYou, uma plataforma digital, com um modelo de negócio de marketplace fechado que envolve outros elos da cadeia do papel, como gráficas e cartonagens.

Online desde junho de 2019, a Klabin ForYou nasceu focada em embalagens com impressões personalizadas e no decorrer do tempo vislumbrou-se que poderiam ser ofertados outros produtos, ampliando as soluções aos clientes. A Companhia informou que atualmente são cerca de 15 parceiros no site, incluindo a própria Klabin, mas a ideia é crescer exponencialmente.

A Klabin ForYou possui duas grandes categorias de produtos, sendo uma mais voltada para o consumidor final utilizando papel sustentável, como os brinquedos de papelão ondulado, itens de decoração e organização de papel, uma linha de bolsas de papel lavável e itens para pets. O público-alvo dessa categoria são pessoas engajadas por um consumo mais responsável, que buscam produtos mais criativos e sustentáveis. A ideia, conforme a empresa, é mostrar o quanto o papel pode ser uma matéria-prima versátil e durável.

A outra categoria é uma linha de embalagens e acessórios de papel, que é o carro-chefe da Klabin ForYou, é voltada a empreendedores ou micro e pequenas empresas, que buscam adquirir suas embalagens de forma mais descomplicada e em quantidades menores, conforme informado pela assessoria. A Klabin ForYou trabalha com embalagens da Klabin e outros produtos desse universo que agregam valor, como as fitas adesivas de papel, itens para delivery e papéis para proteção, sempre com foco no papel, por ser de fácil reciclagem e biodegradável.

Por ser digital, o canal consegue ter uma abrangência geográfica importante para o negócio e ainda acessar um mercado de micro e pequenas empresas que antes não era atendido diretamente pela Klabin. Na Klabin ForYou, em geral, a entrega é nacional. Porém, algumas linhas de produtos, no momento, são entregues apenas para a região Sudeste. Por isso, a empresa salientou que o trabalho de parcerias é importante para desenvolver novas regiões e aumentar a abrangência territorial, tanto para conseguir vender para outros estados, como também para ter um frete mais vantajoso.

Questionada sobre os diferenciais competitivos da plataforma, a Companhia destacou a quantidade mínima para compra, que parte de 50 unidades para as caixas de papelão ondulado, por exemplo. Dessa forma, o Klabin ForYou atende clientes menores, que não possuem grandes espaços para estoque ou que possuem capital de giro menor. Outra vantagem apontada é a forma de pagamento, com cartão de crédito e boleto bancário.
Como ponto de maior dificuldade, a Companhia apontou os prazos de entrega mais altos do que um cliente digital espera, apesar de já trabalhar com prazos menores do que a indústria em geral. Por isso, acrescentou que precisa cada vez mais digitalizar e automatizar seus processos internos e não apenas a ponta da venda.

Na plataforma Klabin ForYou a situação de pandemia foi percebida em duas fases bem definidas. Logo no início, com a implementação do distanciamento social, que fechou escolas e permitiu que alguns pais trabalhassem remotamente, teve um aumento bem expressivo na venda de brinquedos de papelão ondulado.
A partir de junho do ano passado, as buscas por embalagens para e-commerce e para delivery cresceram significativamente. Muitas lojas físicas tiveram que se adaptar para as vendas digitais e, com isso, comprar caixas e outros itens para operacionalizar esse novo canal de venda. Conforme a Klabin, nesse período, o site completou um ano de atividades e mostrou uma maturidade maior do negócio para absorver essa alta da demanda com mais facilidade.

Desde então, a Klabin ForYou cresce em um ritmo mais acelerado do que o e-commerce em geral, as visitas ao site aumentaram em torno de 50% e os pedidos na plataforma mais que dobraram.
As expectativas agora, conforme informado, são otimizar as operações para oferecer um nível de serviço cada vez melhor, e aumentar essa rede de parceiros, com maior diversidade de portfólio e abrangência geográfica, e conseguir ofertar mais produtos personalizados e customizados para mercados de nicho e de alto valor agregado. A Klabin afirmou que tem como objetivo tornar seu e-commerce uma referência para o micro e pequeno negócio que busca embalagens diferenciadas, sustentáveis e com atendimento ágil.

A imagem mostra todas as categorias disponíveis no site.

 

Fonte: ANDIPA (Associação Nacional dos Distribuidores de Papel)