Quer saber mais?

5 motivos para substituir as sacolas de plástico por papel

Compartilhe.

Entenda por que é importante deixar de consumir sacolas plásticas

Não é de hoje que se fala em como o consumo de plástico faz mal para o meio ambiente, e você já deve até estar cansado de tanto ouvir falar nesse assunto. Mas, apesar de cansativo, falar sobre esse tema é de extrema importância para a sociedade, pois, acredite: ainda é possível mudar o cenário desse consumo excessivo graças a alternativas sustentáveis que vieram pra ficar. 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), somente no Brasil, é consumido 1,5 milhão de sacolinhas plásticas por hora. Estas mesmas sacolas são muito perigosas para o planeta. Se feito o descarte incorreto podem entupir bueiros, intoxicar animais, poluir rios, lagos e mares, sem contar que levam de 100 a 500 anos para se decompor.

Para tentar reverter esse cenário, trouxemos neste artigo 5 razões para você substituir as sacolas de plástico por alternativas feitas de papel, seja na hora de fazer suas compras na feira ou supermercado, na distribuição do seu negócio, no embrulho de presentes etc. Confira as dicas abaixo!

1. Papel é de fácil reciclagem

Diferentemente das sacolas de plástico, um dos grandes benefícios que os sacos e sacolas de papel trazem ao meio ambiente é a sua fácil reciclagem. E também existem diversas formas de reaproveita-las, como: 

  • Criar um embrulho de presente;
  • Recortar para criar dobraduras;
  • Abri-las para encapar cadernos e agendas;
  • Utilizar para transportar compras de mercado.
  • Usar como decoração de artesanatos, como scrapbook, bullet jornal e diários.

E, se você está se perguntando qual a importância da reciclagem, não somente do papel, mas em geral, olha só:

  • Ajuda na conservação de recursos naturais;
  • Quanto mais se recicla, mais se diminui os gastos com limpeza urbana;
  • Evita a poluição, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Esses são somente alguns benefícios que você consegue só substituindo o plástico por papel, mas existem muitos outros motivos para inserir essa prática no seu dia a dia. 

2. Plástico demora muito para se decompor

A sacola de plástico que você usa hoje só irá terminar de se decompor quando a sua família estiver na quarta ou quinta geração. Chocante, não é? Mas é a mais pura verdade, e a realidade pode ser pior ainda. 

O papel leva cerca de três a seis meses para se decompor, já o plástico pode levar de 100 a 500 anos. Isso acontece porque a natureza não sabe se livrar dele. Devido a estabilidade dos átomos presente nas sacolas, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para se destruir. Como esse processo é lento e o consumo do plástico é excessivo, a natureza não consegue ter tempo suficiente para eliminar esse produto, causando sérios danos ao meio ambiente.

Para se ter uma ideia de como esse cenário é assustador: no começo deste artigo contamos para você que somente no Brasil é consumido 1,5 milhão de sacolas por hora. Agora imagina a quantidade produzida daqui 500 anos, só em um único país. 

Por isso, sempre que possível evite utilizar as sacolas plásticas de mercado, de lojas ou restaurantes. Tenha sempre em mãos uma ecobag, sacos de papel, e até mesmo caixas que podem ser encontradas facilmente em supermercados após o abastecimento de produtos nas prateleiras. Adquirindo esse hábito você coopera para um menor desperdício de plástico na natureza.

3. Papel diminui os custos de empresas

Se você tem um negócio, as sacolas de papel podem ser grandes aliadas na hora de diminuir custos. Antigamente, eram um pouco mais caras que as de plástico, mas, conforme foram ganhando popularidade, o seu preço também foi caindo e se tornando cada vez mais acessível.

Por poderem ser recicladas e utilizadas mais de uma vez, seus clientes poderão levar suas sacolas para fazer compras sempre que necessário. Para isso, você pode estimular o seu consumidor por meio de campanhas.

4. Sacolas de papel são um diferencial

As sacolas de papel são muito fáceis de serem personalizadas. Você pode tanto comprá-las prontas e já estilizadas com a sua logo, ou enfeitá-las, com carimbos e até escritas à mão. Todas essas características funcionam como um diferencial para o seu negócio, pois demonstram ao seu cliente como você se preocupa com a qualidade. Isso ajuda a fixar sua marca na mente do cliente, afinal, embalagem é tudo!

Outro ponto positivo é que, quando você oferece sacos ou sacolas de papel ao invés dos modelos de plástico, você faz seu cliente entender que você se importa com o meio ambiente e com os ideais do seu próprio comprador, aumentando o interesse dele em fazer novos negócios com sua empresa.

5. Sacolas de papel promovem sua identidade visual

Justamente pelas personalizações é que a sua identidade visual pode ser promovida. Quando seu cliente possui um estímulo visual, que no caso pode ser a sua logomarca, uma frase ou um desenho é muito mais fácil lembrar de você. 

Por poder ser reutilizada como embalagem para presente, ela também desperta a curiosidade de quem recebe a lembrança para saber mais sobre o seu negócio, gerando um interesse em cadeia. Além do mais, elas agregam valor ao seu produto, dando um tom mais sério e encantador.

Está pronto para mudar seus hábitos?

Agora que você já sabe ao menos 5 motivos para deixar as sacolas plásticas de lado, que tal começar a adquirir seus sacos e sacolas de papel? 

Veja também: 4 sacos de papel Klabin ForYou para você usar no seu negócio.

A Klabin ForYou é um marketplace voltado para a venda de soluções criativas feitas em papel, para seu pet, suas crianças, sua casa e seu lar. Navegue em nosso site para conferir!

Este artigo foi bom para você? Em nosso blog você encontra muitos outros como esse. Acesse!