Quer saber mais?

4 vantagens de investir no consumo de produtos orgânicos

Compartilhe.

A busca para alcançar uma vida equilibrada é, sem dúvidas, uma das maiores prioridades dos jovens do século 21. Alimentação saudável, exercícios físicos, e consumo consciente são alguns dos hábitos que trazem equilíbrio para essa geração além de serem incansavelmente recomendadas pelos especialistas da saúde.

Porém, ainda há muito o que ser trabalhado para que esses hábitos permaneçam de vez na vida desses jovens com o objetivo de prolongar sua expectativa de vida e evitar problemas de saúde a longo prazo.

Segundo a Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) cerca de 62% dos brasileiros não consomem a quantidade recomendada de frutas, legumes e verduras. Com isso, os riscos de desenvolverem problemas de saúde é consideravelmente alto.

A fim de reverter esse cenário, a procura por produtos orgânicos vem crescendo muito pois além de contribuírem para o meio ambiente também oferecem diversos benefícios para os seres humanos que estão em busca desse estilo de vida mais equilibrado.

Por isso, nesse post iremos te contar 4 vantagens de levar uma vida mais balanceada e consciente por meio de alimentos e produtos orgânicos. Mas primeiro vamos falar sobre o que são esses produtos.

O que são produtos orgânicos?

Produtos orgânicos são todos aqueles que são cultivados sem agentes transgênicos, como agrotóxicos, e que não degradam o ambiente e não estimulam alterações em sua composição.

Além disso, produtos com selos de certificadoras como a Ecocert, um organismo de inspeção, certificação e parceira da Klabin ForYou, são ainda mais confiáveis pois seus processos de fabricação são acompanhados de perto e fazem com que os processos de produção sejam comprovadamente seguros. .

Veja também: A importância de aliar seu produto orgânico a estratégias sustentáveis

Agora, vamos as 4 vantagens de consumir produtos orgânicos e ecologicamente corretos:

1 – Mais saúde e mais sabor

Se você é de São Paulo ou já visitou, e já fez um passeio pelo famoso Mercadão Municipal com certeza já degustou de alguma daquelas frutas maravilhosas oferecidas pelos vendedores durante o passeio. O sabor marcante e a grande variedade de frutas, legumes e verduras atraem turistas de todo o Brasil.

Além da grande variedade de pratos que servem todos os tipos de gosto, ainda contam com a vantagem de terem uma feirinha de produtos orgânicos de muita qualidade, tudo bem fresquinho e com muito sabor natural.

Outro segmento que vem crescendo é o de produtos de cuidados pessoais naturais como shampoo e condicionador, que ajudam a alinhar a saúde dos cabelos. Isso porque sua composição é livre de silicones, petrolato, parabenos e sulfatos. Esses agentes formam uma capa de plástico em volta dos fios, mascarando o verdadeiro estado deles. O mesmo serve para cremes, sabonetes e maquiagens.

2 – Distribuição de renda e democratização

Por ser um mercado mais restrito, o consumo de produtos orgânicos ainda é caro e de difícil acesso. Isso se dá ao fato de que produzir, transportar e mantê-los ainda é mais difícil e caro que produzir produtos não orgânicos.

Com base nisso, o consumo desses produtos naturais é desigual e muitos dos consumidores não tem acesso à eles.

Por isso, ao comercializar em maiores áreas geográficas, diante de todas as vantagens, vale ressaltar a grande oportunidade de facilitar o acesso a esses alimentos e produtos. Além disso, muitos desses produtos, principalmente alimentos, são produzidos por pequenos empreendedores com produções familiares.

Segundo o Sebrae, o Brasil já conta com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição – 75% pertencentes a agricultores familiares.

Então ao consumir esses produtos, você está incentivando micro empreendimentos a se desenvolverem e a conseguirem ampliar suas distribuição alcançando ainda mais consumidores que estão em busca de uma vida mais saudável para sí próprio e o meio ambiente.

Leia também: Responsabilidade social: como ter hábitos de consumo mais sustentáveis

3 – Maior variedade de produtos orgânicos

O aquecimento do mercado de produtos orgânicos faz com que os artesãos e produtores sejam incentivados a explorar sua criatividade e criar mais produtos diferentes para serem comercializados.

Exemplos como os shampoos e condicionadores em barra mostram que além de serem super nutritivos e superiores aos comuns industrializados, são também duradouros. Ainda podemos citar mascaras de tratamento e cremes de pentear que complementam essa linha de cosméticos naturais para o cabelo.

No ramo têxtil ainda há o couro vegano presente em bolsas, mochilas, sapatos, que por sua vez é ecologicamente correto e idêntico visualmente ao couro animal. Uma outra ideia inovadora e presente na loja online da Klabin ForYou são as bolsas, mochilas e acessórios feitos de papel lavável e biodegradáveis.

Leia também: Papel lavável: conheça tudo sobre essa tecnologia

Por fim, não faltam ideias para explorar nesse meio e por isso que é imprescindível que haja movimentação nesse mercado.

4 – Ajudam no equilíbrio ambiental

Os biomas brasileiros como o pantanal, caatinga, cerrado, pampa e afins são incrivelmente valiosos e devido a isso a fauna e a flora são muito propensas a vingar qualquer tipo de alimento.

Mas apesar de toda essa diversidade, é necessário cuidar desse solo no período de plantação. E é aí que a plantação orgânica ganha cenário pois ela absorve muitos nutrientes do solo, mas também deposita grande variedade de nutrientes.

Portanto, apoiar essa prática de produção faz com que haja mais procura no mercado proporcionando um movimento de transformação do sistema de produção agrícola convencional para um sistema orgânico visando minimizar o impacto sobre o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade ecológica e a qualidade nutricional do alimento produzidos dentro dessa cadeia.

Invista no consumo consciente

Optar por levar uma vida com um consumo consciente e sustentável é escolher viver de forma cuidadosa não só com a saúde do corpo, rosto e cabelos, mas com o meio ambiente e com a sociedade. Investir nesse tipo de consumo faz com que o trabalho manual e a vida sejam valorizados.

Além disso, apostar em ações que vão de acordo com aquilo que se acredita mostra quem somos e como pensamos, por isso é importante saber a importância de nossas escolhas.

A Klabin ForYou, marketplace de embalagens e produtos de papel segue essa linha de consumo consciente. Em nosso site oferecemos produtos de qualidade que podem ser reutilizáveis, recicláveis, e que vem de uma cadeia de produção ecologicamente corretos.

Apoiamos desde micros empreendedores, inclusive produtores orgânicos, com nossas embalagens para transporte e envio de produtos e alimentos até os clientes finais com produtos como Brinquedos de Papelão, Bolsas e Acessórios de papel biodegradável e até uma linha de produtos pets.

Acesse nosso site e compre online, atendemos a todo o Brasil para que o acesso a produtos sustentáveis seja ainda maior.