Inspirações

Férias de janeiro: como educar e divertir as crianças em casa

Compartilhe.

Descubra as atividades que você pode desenvolver para estimular o aprendizado infantil

Criançada em casa já é sinônimo de alegria e de colocar toda a criatividade para funcionar, já que não é fácil cansar os pequenos, não é mesmo? Por isso, nesse período, os pais estão se reinventando e buscando novas brincadeiras e novos métodos de divertir e educar os filhos em casa. Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas incríveis para toda a família interagir e se divertir bastante. Mãos à obra e bora colocar a família toda para trabalhar!

Leia também: Crianças em casa: dicas de brincadeiras para o dia a dia

Estabeleça uma rotina

Tanto para os adultos quanto para as crianças, estabelecer uma rotina traz vantagens para o dia a dia. Além de gerar mais organização para a vida diária, definir as ações que serão desenvolvidas em determinado período diminui a chance de imprevistos e estresse infantil. 

Para montar a rotina ideal, você deve se lembrar que as crianças também precisam de tempo para brincar, se divertir e descansar, então, não precisa criar hábitos tão rígidos. Busque colocar intervalos de tempo entre uma ação e outra, para que a criança possa agir livremente. E para que todas as tarefas possam ser cumpridas, coloque menos atividades e faça com que cada uma delas seja mais divertida. Veja um exemplo:

  • Ao acordar: escovar os dentes e tomar café da manhã; que tal mudar um pouco e fazer um café da manhã temático? Use ovos e bacon e decore o prato com uma carinha engraçada ou então faça panquecas americanas com nutella e frutas! 
  • No meio da manhã: leitura ou teatro com meias;
  • Após o almoço: uma atividade física que movimente bem o corpo. Evite colocar as crianças direto na televisão (principalmente após o almoço), pois isso pode fazer com que, aos poucos, eles fiquem preguiçosos.

Determine as atividades a serem desenvolvidas a partir das ações que a criança já gosta de fazer. Se sua filha ama montar quebra-cabeças, separe um tempo para isso. E o mais importante: separe um tempo para conversar com os pequenos e descobrir o que eles gostam de fazer.

Desenvolver uma rotina, além de gerar bem-estar para a família, também contribuirá para que a criança desenvolva organização e senso de responsabilidade. 

Busque brinquedos que divirtam e eduquem ao mesmo tempo

Pense: o que você quer que seus filhos aprendam e desenvolvam? Quais ideais? Quais funções motoras? Quais funções cognitivas? 

Digamos que você quer que seu filho desenvolva amor e cuidado com a natureza. Buscar brinquedos de papelão, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Melhor ainda: que tal um brinquedo que une aprendizado, organização e diversão? O brinquedo Colmeia, disponível no site da Klabin ForYou, faz tudo isso. 

Leia também: Formas simples de ensinar sustentabilidade para as crianças

Você também pode criar suas próprias brincadeiras em casa. Olha só: 

Árvore genealógica

Essa brincadeira, além de ser bastante afetuosa, também contribui para que a criança desenvolva a memória, reconheça os membros da família e criem, juntos, uma lembrança que pode ser usada como peça de decoração afetiva quando for finalizada. 

Quebra-cabeça

Os quebra-cabeças são brincadeiras muito úteis para desenvolver a capacidade das crianças. A atividade pode ser feita tanto sozinha quanto em grupo, gerando entretenimento, aprendizado e diversão.

Veja também: O que as crianças podem aprender com os brinquedos de papelão

Ensaio fotográfico

Fácil de fazer, essa é uma brincadeira que pode tirar boas gargalhadas e criar muitas lembranças. Para fazer é bem simples: basta usar um celular com câmera, montar um cenário com o que tiver em casa, escolher os figurinos e pronto. É só fazer a pose perfeita e fotografar.

Dança & Karaokê

Não é bem um jogo, mas dançar e cantar é um dos melhores passatempos da vida e fazer isso com as crianças tem um poder incrível de gerar ótimas memórias. Além de explorar muito o lado criativo, pode também torná-los confiantes e não terem timidez ou vergonha na hora de se divertir. 

Brinquedos novos 

Na Klabin ForYou você encontra uma variedade de Brinquedos de Papelão que vai desde Foguetes, Casas, Castelo, até Mesinhas e Cadeiras. Além disso, você também encontra Tapetinhos para colorir e outros brinquedos que a criançada vai adorar! O melhor é que alguns brinquedos vem com um kit de tintas e pincéis para que a diversão seja completa!

Conte com a Klabin ForYou!

A Klabin ForYou é um marketplace que vende produtos criativos e sustentáveis, feitos de papel, e entregam para todo o Brasil. Que tal conferir? 😄