Quer saber mais?

Como reciclar embalagens de papelão?

Compartilhe.

Entenda a importância da ação e como fazer da maneira correta

Além do consumo consciente, é muito importante estudar sobre como fazemos o descarte das embalagens dos produtos que são consumidos. Afinal, nem toda embalagem precisa ser descartada, ela pode ser reutilizada em casa, no escritório, como presente e até transporte para outros produtos.

Pensando nisso, no post de hoje vamos te ensinar os benefícios da reciclagem e como fazê-la da maneira correta. Confira!

Por que reciclar é importante?

A reciclagem do papel e papelão é algo de grande importância para o meio ambiente. A prática, já realizada por grandes empresas e até mesmo pelos consumidores, permite preservar os recursos naturais e, por isso, é considerada benéfica para a natureza. 

Quando se recicla produtos diversos produzidos de papel e papelão, criam-se muitos benefícios, como a geração de renda para profissionais, como os artesãos, menos lixo jogado no meio ambiente, possibilidade de criar itens decorativos novos e funcionais para sua casa, entre diversos outros pontos positivos.

Veja também: O que as crianças podem aprender com brinquedos de papelão

Quais tipos de papel podem ser reciclados?

Em geral, a maioria das embalagens feitas em papel podem ser recicladas. Mas temos algumas exceções. Olha só:

Tipos de embalagens que podem ser recicladas:

  • Caixas de cereais;
  • Embalagens em cartolina;
  • Caixas de papelão em geral.

Tipos de embalagens que não podem ser recicladas:

  • Embalagens em papel vegetal;
  • Papéis engordurados;
  • Fitas e etiquetas que servem para lacrar embalagens.

Leia também: Por que investir em embalagens de papelão ondulado

Como reciclar embalagens de papel e papelão

Existem dois métodos básicos para fazer a reciclagem das embalagens de papelão. Confira cada uma delas:

Coleta seletiva

Em grande parte das cidades, existem as coletas seletivas, que recolhem o material que será reciclado e, posteriormente, distribuem aos locais onde serão feitos os processos necessários. 

Você pode, por exemplo, identificar qual a empresa que realiza estas atividades na sua região e agendar a coleta. E, por falar em coleta, você pode facilitar o trabalho e ainda contribuir com o meio ambiente com uma simples ação: junte uma boa quantidade de embalagens para que o recolhimento possa ser feito de tempos em tempos. Assim, evita-se o deslocamento de veículos sem necessidade, gerando também menos poluição.

Reciclagem em casa

As reciclagens em casa são bastante comuns. Principalmente agora que os projetos de DIY (Do It Yourself) viraram uma febre. Você pode fazer diversas coisas com as embalagens de papelão reaproveitadas, por exemplo:

  • Caixas de arquivos com caixa de cereal;
  • Uma nova caixa de presente com as caixas de encomendas já recebidas;
  • Porta-trecos com caixas médias sobrepostas;
  • Nichos com caixas de papelão grandes;
  • Bandejas decorativas para perfumes e cremes utilizando as tampas das caixas de presente.

Leia Também: Como adotar um comportamento de consumo mais sustentável em meio a pandemia.

Essas são somente algumas ideias, mas as possibilidades são infinitas. Se você quiser dar um toque especial, pode encapá-las com tecido ou pintá-las com tinta normal ou spray, utilizar técnicas de decoupage, colar fitas de cetim, laços e pérolas. Ainda, pode-se acrescentar botões, puxadores e até brilho.  As ideias são tantas, mas queremos incentivar você a colocar sua criatividade pra funcionar! E para mostrar seu DIY pra gente basta postar uma foto com a tag #DiyKlabin4U!

Leia também: 4 vantagens de apostar em móveis de papelão

Legal, não é? Agora é só escolher qual o melhor método para você e botar as mãos na massa. Vamos, juntos, criar práticas mais sustentáveis? 😃♻

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com sua família e amigos para espalhar o consumo consciente! Você também pode conferir mais artigos como este em nosso blog. 😄