Quer saber mais?

A importância de aliar seu produto orgânico a estratégias sustentáveis

Compartilhe.

Fonte: Pinteret

Nos últimos anos tivemos um aumento no consumo e uma maior valorização dos produtos orgânicos. Esses produtos muitas vezes são escolhidos por consumidores que buscam hábitos mais saudáveis ou tem alguma restrição alimentar.

Atrelado a esses fatores também está o consumo consciente, onde grande parte do público que consome orgânicos optam por marcas que se preocupam com o meio ambiente e que utilizam embalagens mais sustentáveis.

Por isso, nesse post vamos falar sobre a importância de aliar o seu produto orgânico a estratégias sustentáveis para manter a sua cadeia de produção mais limpa e em linha com os valores da sua empresa e dos seus clientes.

Produtos Orgânicos e Sustentáveis

A produção de orgânicos já é uma forma de sustentabilidade, pois preocupa-se com a saúde dos animais, das plantas e do solo, tendo como modelo de produção a adoção de técnicas integradoras pouco agressivas ao meio ambiente.

Esse sistema de produção também não utiliza fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal.

Além disso, as empresas produtoras de orgânicos precisam de registros e certificações para comercializarem seus produtos e garantirem os benefícios para seus clientes.

Dessa forma, o manejo na agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade, ao meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida humana.

Consumo consciente

Os consumidores estão mais antenados com as questões sociais do planeta e já estão levando em consideração ações de consumo consciente. Essas ações podem ser percebidas com o aumento do consumo de orgânicos e também durante as escolhas da marcas.

Para isso é preciso levar a sustentabilidade muito além do produto. Já sabemos que a produção de orgânicos segue uma lógica sustentável mas também é preciso pensar em como esse produto será transportado, armazenado e entregue desde o produtor até o cliente final.

Não adianta o seu produto ser fabricado de forma ecologicamente correta se sua embalagem é de plástico ou isopor. Na hora da compra vai ser a primeira coisa que o cliente percebe e pode acabar optando por outra marca que segue uma linha mais sustentável.

Para evitar esse tipo de situação e aumentar ainda mais a probabilidade de seu produto ser comprado é necessário rever alguns processos que favorecem o consumo consciente como:

– Substituir embalagens de plástico por papelão

Substituir embalagens de isopor por embalagens de papel

– Enviar recibos e notas por e-mail ao invés imprimir

– Oferecer sacos de papel ao invés de sacolas plásticas

– Promover ações sociais que conscientizem não só os colaboradores do seu negócio, mas toda a comunidade

Essas e muitas outras ações podem transformar o seu negócio em um negócio que não vende só produtos orgânicos, mas sim como algo que conversa com esse novo comportamento do consumidor e que ainda equilibra seu desenvolvimento para ter um impacto negativo mínimo em seu ambiente global e local.

Embalagens sustentáveis

Fonte: Pinterest

Oferecer um produto de qualidade ao seu cliente é imprescindível e com certeza gera uma relação duradoura e de muita confiança. Porém, é importante pensar na embalagem que carrega o seu produto, afinal, a embalagem é o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa e, por isso precisa de uma atenção especial.

A embalagem precisa carregar informações e a identidade da marca. Deve transmitir aquilo que a empresa quer falar em poucas palavras. Além disso, uma embalagem bem feita, ecologicamente correta e visualmente instagramavél pode gerar grandes impactos no seu negócio.

Fidelização do cliente, estimulo de compartilhamento em redes sociais, um impacto positivo ao consumidor e o selo de sustentabilidade do seu estabelecimento são alguns exemplos que garantem o sucesso da sua marca com a escolha de embalagens sustentáveis.

E os benefícios não param por ai! As ideias de sustentabilidade têm bases como ser ecologicamente correto, ser economicamente viável, ser socialmente justo e culturalmente diverso. Por isso, vale a pena investir em embalagens de papel e papelão, por exemplo. Elas são versáteis, fáceis de personalizar, reutilizáveis, recicláveis e muito originais.

Durante a quarentena, diversos negócios inovaram ao investir em entregas via delivery utilizando embalagens mais sustentáveis como copos, potes, e caixas feitas de papel. Uma outra novidade durante esse período foram as feiras delivery, que são kits com frutas e legumes selecionados e enviados em caixas de papelão. Legal, né?

Fonte: Pinterest

O mais legal é que você pode personalizar sua embalagem com uma logo, uma cartinha personalizada, adesivos e até mesmo uma receitinha com os ingredientes que foram enviados na caixa, tudo para melhorar a experiência do cliente.

Novos produtos

Fonte: Pinterest

Nem só de alimentos vive a indústria de orgânicos. O setor de beleza também está investindo forte em produtos para skincare, cabelos e maquiagens que além de orgânicos também acompanham embalagens e toda uma história ligada a sustentabilidade. Outro setor que têm investido em produtos orgânicos é o setor de Cama & Banho, peças de algodão agroecológico são, no momento, a maior inovação do setor.

Na indústria têxtil, também é possível encontrar bolsas, mochilas, roupas e acessórios que além de orgânicos, são super estilosos e ainda são biodegradáveis. Além disso, existem mais uma infinidade de produtos orgânicos que já estão disponíveis no mercado e que, aliados a uma embalagem e a um processo mais sustentável, podem e fazem uma grande diferença não só no cotidiano do consumidor, mas também ao meio ambiente.

Certificações e Registros

Até aqui já vimos que para comercializar orgânicos é necessário não só ser sustentável na hora da produção mas sim em todas as áreas do negócio que vai desde a escolha das embalagens até as atitudes da empresa em prol de ações sustentáveis.

Porém, além desse ponto que realmente faz a diferença no sucesso do negócio é necessário comprovar que de fato a sua empresa atende os requisitos para produzir e vender orgânicos.

No Brasil para comercializar esse tipo de produto é necessário ter certificados e registros que comprovem o modo de produção do seu produto. Por isso, é importante verificar as condições de registro do governo brasileiro, as exigências legais de cada região e a preferência da clientela.

Hoje é possível encontrar empresas especializadas em certificações de produtos orgânicos. A Ecocert, por exemplo, é um organismo de inspeção e certificação de origem francesa fundada em 2001 que tem como objeto auxiliar empresas a desenvolver um modelo agrícola baseado no respeito ao meio ambiente e de oferecer um reconhecimento aos produtores que optam por essa alternativa.

Além disso, em 2011 a Ecocert Brasil foi uma das primeiras certificadoras a obter o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura (MAPA) como certificadora de produtos orgânicos de acordo com a Norma Brasileira de Orgânicos (Lei 10831/03) e segue atuando no fortalecimento desse setor.

Por isso, com a Ecocert é possível transformar seu negócio em um polo sustentável, ecologicamente correto e que ofereça produtos orgânicos com qualidade garantida.

Parceria Ecocert e Klabin ForYou

Agora Produtores Orgânicos certificados pela Ecocert tem vantagens especiais na compra de embalagens e produtos de papel da Klabin ForYou. Por meio desse benefício é possível investir em qualidade e segurança no transporte dos seus produtos, além de poder contar com materiais que conversam com toda a cadeia sustentável do seu negócio.

Entre em contato com o time da Ecocert para saber como solicitar o seu benefício.

Aproveite também para conhecer a nossa linha de embalagens sustentáveis para Transporte & Correio, Delivery e Take Away e também as nossas opções de embalagens Personalizadas e faça o seu pedido Online.