Inspirações

Planejamento 2021: veja como se organizar para ter um ano incrível

Compartilhe.

Descubra o que fazer para tirar seus planos do papel

Um novo ano começa e com ele vem as reflexões do que fazer para melhorar, como se organizar e quais hábitos mudar para que o novo ciclo que inicia seja melhor do que o anterior. 

As buscas por ferramentas e métodos que ajudem positivamente nesse processo também aumentam nesse período e nem sempre é fácil saber por onde começar ou quais técnicas usar para criar um planejamento realmente eficaz. Nós sabemos que esta missão pode ser um pouco complicada, não é mesmo? Por isso, trouxemos estas dicas que irão te ajudar a se organizar de uma maneira descomplicada para que você comece o ano com tudo. Vamos ver?

Trace metas

É uma tarefa bem comum traçar metas de Ano Novo. Mas você está fazendo isso da maneira correta? Normalmente colocamos no papel tudo o que desejamos ter e fazer, mas não consideramos pontos cruciais das nossas vidas e rotinas, como o lado financeiro, profissional, familiar, entre outros. 

Para traçar metas reais para o Novo Ano e que possam ser cumpridas no decorrer do ano, siga esses pontos:

  • Trace um plano bem detalhado: digamos que sua meta é emagrecer. Você precisa identificar como fazer isso (nutricionista, boa alimentação e atividade física) e incluir essas ações no seu plano financeiro e na sua rotina;
  • Determine um prazo para as metas: identifique os planos que são de curto, médio e longo prazo. Assim será muito mais fácil acompanhar os seus planos, se você está atrasado, adiantado ou no tempo certo, além de contribuir para que você mantenha o foco para alcançar seu objetivo;
  • Não as deixe esquecidas no papel: busque, ao menos uma vez ao mês, retomar seus planos e identificar se você está fazendo o que é necessário para chegar na sua meta.

Conheça também: Diversas inspirações para você!

Use aplicativos, agendas e objetos de organização

Deixar tudo anotado, seja à mão ou virtualmente, facilita a organização e torna muito mais difícil de esquecer as coisas. Se você é adepto do papel e caneta, uma boa ideia é investir em bullet journals. Os caderninhos, além de serem fáceis de transportar, também são bem práticos. 

Você também pode optar por quadros que te ajudam a planejar a semana, o mês e até o ano, nessa opção você consegue visualizar rapidamente quais são as tarefas e com isso não perde o foco nos seus objetivos. 

Também é possível utilizar caixas arquivos e gaveteiros para guardar e organizar os documentos, seus caderninhos, post-its, listas de desejos e tudo o que considerar importante, assim você sempre irá saber onde encontrar seus documentos e terá sempre tudo organizado e fácil de encontra na sua casa.

Veja também: DIY: Como fazer um marcador de página em forma de coração

Já se você prefere algo mais digital, usar aplicativos pode ser uma boa ideia. Algumas ferramentas que podem ser úteis no seu dia a dia são o Google Agenda, que permite marcar todos os seus compromissos, o Google Tarefas, que permite fazer checklists de tarefas, com datas e horários, e o Planilhas Google, que você pode usar para fazer seu planejamento financeiro, por exemplo. O Trello também pode ser seu grande aliado para conseguir visualizar melhor todas as áreas da sua vida e documentar como foi feito esse processo, dessa forma, você conseguirá se planejar melhor nas próximas metas e objetivos.

O que colocar nos aplicativos e agendas?

Tudo o que você quiser e achar necessário! Anote compromissos importantes, como reuniões de trabalho e idas ao médico. Para manter a rotina e fazer tudo o que precisa, anote as pequenas atividades que você tem que desenvolver, como ir ao mercado, comprar a comida ou o tapete higiênico do seu pet, tirar o lixo, lavar roupas, entre outras atividades.

Leia também: Dicas para o cachorro fazer xixi no lugar certo

Crie uma rotina

Além de fazer bem para sua saúde mental e física, ter uma rotina possibilita manter a organização. Um exemplo: digamos que você dorme 22h e acorda 8h, todos os dias. O seu corpo, além de estar descansado, ele também irá se acostumar com os horários, e será cada vez mais fácil acordar cedo.

Para começar a criar uma rotina, identifique as atividades que você faz diariamente ou semanalmente. Por exemplo:

  • Segunda, quarta e sexta: tirar o lixo;
  • Todos os dias: alimentar o gato às 8h30 e às 18h;
  • Terça e sábado: lavar roupas;
  • Domingo: preparar e congelar a comida da semana;
  • Quarta e sexta: aulas de inglês às 19h.

Após traçar suas atividades, é só montar um cronograma para a semana. Mas, lembre-se: fugir da rotina às vezes também faz bem. Permita-se marcar um encontro de última hora com os amigos, visitar a sua mãe que está com saudades, ir ao cinema sem se programar. Curta cada momento da sua vida!

Não seja tão cruel com você mesmo

Nem tudo é perfeito e alcançar todos os nossos planos não é uma tarefa fácil. Por isso, tudo bem se você não conseguir alcançar aquela meta difícil ou se você não conseguiu se organizar como queria. O importante é sempre continuar tentando, para chegar onde você tanto sonha. 😃

Gostou destas dicas? Você pode conferir outras como essas em nosso blog! Compartilhe esse conteúdo com um amigo que gosta de organização. 😃