Falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância de caprichar nas embalagens dos seus produtos, pois vimos que essa é a primeira coisa que o consumidor vê quando recebe a compra. Nesse sentido, a embalagem também tem um papel fundamental na construção e ampliação da marca da sua empresa. Sendo assim, investir em embalagens de qualidade e sustentáveis transparecem cuidado e respeito, garantindo uma experiência diferenciada com grandes chances de novas compras e indicação da empresa para amigos, familiares e conhecidos.
Com a chegada da Black Friday e o aumento do número de vendas, esse é o momento certo para preparar as suas embalagens e fidelizar os seus clientes. Portanto, para te ajudar nesta tarefa, separamos 5 dicas fáceis para você colocar em prática e entregar seus produtos de modo diferenciado. Confira!
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Planeje o seu estoque
Para não ficar sem embalagens na última hora, planeje o seu estoque disponível. Usando algumas ferramentas de gestão, você pode mensurar a média de vendas e pedidos durante determinados períodos, facilitando a sua projeção para a Black Friday.
Assim que calculado, considere sempre algumas embalagens a mais, uma vez que a Black costuma aumentar consideravelmente o volume de vendas. Para fazer a conta, você pode se basear em datas sazonais de sucesso, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc.
Após o seu estoque ser feito, atente-se ao local de armazenamento das embalagens. Respeite as orientações de empilhamento e evite deixá-las em local com grande exposição aos raios solares ou com muita umidade. Para não ter erro, siga à risca as instruções que o seu fornecedor passar.
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Escolha da embalagem ideal
Depois de analisada a quantidade para estoque, agora é o momento de escolher qual será a embalagem perfeita para o seu negócio. Existem vários modelos, como as caixas de Transporte e Correio, que podem ser encontradas em nosso marketplace e mais uma infinidade de modelos disponíveis no mercado de embalagem.
Além dos modelos, há outros fatores importantes na hora de investir nas embalagens do seu negócio para a Black Friday, como: pensar na imagem que o seu negócio gostaria de passar para o cliente, se é possível reutilizar o material para outras coisas e se é compatível com o peso do produto. Tendo esses pontos bem definidos é possível cativar o cliente antes mesmo de utilizar o produto.
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Personalize
Trazer a sua identidade visual na embalagem é ótimo para causar uma boa primeira impressão para o cliente. Pensando em embalagens reutilizáveis, personalizá-la com a sua logomarca implica em mantê-la viva na mente do seu consumidor. Além de ser uma tática de sucesso para consolidação da empresa, para a Black Friday é possível encomendar embalagens personalizadas para a data, trazendo a sua marca e a chamada da sua campanha.
Para quem quer inovar ainda mais, que tal personalizar a fita de fechamento da caixa? Algumas empresas já utilizam as fitas de lacre como uma tática de marketing, agregando ainda mais valor na entrega.
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Proteção da embalagem
Pensando em evitar qualquer problema na entrega do seu produto, não esqueça de preparar a sua embalagem internamente. Para itens mais frágeis, o uso de papel kraft é fundamental para proteger a integridade do item. Para quem trabalha com roupas, o papel seda é uma barreira a mais para garantir a higiene da peça. Outro ponto de atenção são os materiais para fechar a sua embalagem, como fitas, colas, lacres, etc. Assim como os demais passos, o ideal é que você programe a compra destes materiais com antecedência, para que não falte na hora de despachar a entrega. No mais, treine o processo de embalar e fechar o seu produto, assim você consegue analisar como será a experiência de entrega.
Leita também: Guia prático de como embalar corretamente produtos para envio
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DIY (Do It Yourself)
Se o seu negócio ainda é novo e possui um volume de vendas moderado, uma dica é personalizar a sua entrega usando DIY’s. Investir em itens decorativos feitos artesanalmente remetem ao consumidor a ideia de carinho e pessoalidade, mostrando o quanto a compra feita é especial para a sua empresa.
Leia também: Como fazer um arranjo de flores usando papel kraft
Caso a sua marca já seja consolidada e tenha grande número de vendas, ainda assim é possível agregar valor à embalagem com personalizações feitas à mão. Você pode redigir uma mensagem, imprimir, assinar e colocar na embalagem conforme a entrega ou pensar em um laço manual para envolver os produtos.
Outra dica é enviar um brinde. Ele pode ser algo simples, mas simbólico, como um cheirinho ou um pacote com balas e doces. Em tempos de pandemia, enviar um mini álcool em gel ou até mesmo uma máscara também é sinal de preocupação com o bem-estar do seu cliente, trazendo valor a sua entrega. Uma maneira de inserir brinde pensando em garantir a recompra, é enviar dentro da embalagem amostras grátis, ou até mesmo, cupons de desconto.
Portanto, sempre que pensar em datas sazonais como a Black Friday, pense em como você pode agregar ainda mais valor através das embalagens do seu negócio. Assim você pode aumentar as chances de fidelizar o seu cliente e ampliar a relevância da sua marca fazendo com que mais pessoas conheçam e passem a utilizar seus produtos e serviços.
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