Quer saber mais?

Dicas para o cachorro fazer xixi no lugar certo

Compartilhe.

Ter um pet em casa é sempre sinônimo de diversão, felicidade, companheirismo, comprometimento e muita responsabilidade, afinal, é um serzinho que depende de você para tudo. Sendo os melhores amigos do homem, os cães são maravilhosos para ter como companheiros em casa, além de ensinar diversos valores como cuidado, amor e empatia.

Apesar de toda a parte divertida de se ter um cachorrinho, é preciso cuidar dele e estar atento com sua alimentação, horário de dormir, hobbies e principalmente: xixi e cocô! 

Ensinar um cachorro a fazer suas necessidades no local adequado por vezes parece uma missão muito desafiadora e até mesmo uma realidade distante para muitos. Porém, para estabelecer uma boa convivência e higiene em casa é fundamental educar seu pet.

Mas não se desespere! Até mesmo os cães adultos podem aprender. Os pets tem grande habilidade de aprendizado, não limitando-se a uma fase específica da vida. O importante é aplicar as técnicas de ensino corretas, ter muita paciência e dedicação. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você guiar o seu cachorro na missão de xixi no local correto. Vem com a gente aprender!

Crie um cantinho especial

Da mesma forma que nós, seres humanos, temos o nosso próprio espaço para fazer as necessidades, o cachorro também precisa ter o seu cantinho. É importante que esse local seja de fácil higienização, como jardim ou lavanderia e também de fácil acesso, afinal, ninguém gosta de segurar o xixi, né?

Também posicione o banheiro canino em um lado oposto ao que ele costuma comer e dormir, para que ele não faça associação de cheiros. Neste espaço você pode colocar o jornal velho ou tapete higiênico, além de algum brinquedo lúdico para que ele se familiarize melhor. 

Criação de rotina

Assim como na educação de uma criança, com horários para estudar, comer, assistir TV e dormir, é bacana para um cachorro ter uma rotina pré-estabelecida.

É de praxe que os filhotes sintam vontade de fazer suas necessidades logo após comer. Sendo assim, defina um horário de refeição pensando nisso e adeque a sua rotina. Com o melhor horário definido, o organismo do seu amigo de quatro patas se acostuma e ele aprende a fazer o xixi no local escolhido. 

Xixi na rua

Inclua na sua rotina passeios diários. Os pets amam passear, explorar novos espaços e ficar em contato com outros amiguinhos. Toda vez que o cachorro realiza suas necessidades na rua, ele está marcando seu território e comunicando indiretamente para outros animais que ele passou por ali. Além de trazer benefícios para a sua saúde e do seu cachorro, estabelecer uma rotina de passeios é ótimo para deixá-lo mais feliz e confortável para fazer seu xixizinho. Mas não se esqueça: leve algo para coletar ou higienizar os resíduos. 

Comando por associação

É comum os cães tomarem conhecimento de alguns termos e criar associações a eles. Um ótimo exemplo é o adestramento com palavras do tipo “senta” e “deita”. Acostumar o seu pet com comandos associativos facilita na hora de adaptá-lo em seu “banheiro pet”. Quando for o momento de fazer as necessidades, verbalize o que o seu cachorro deve fazer, assim ele já assimilará a frase à ação.

Fique atento: nem sempre fazer as necessidades no local errado é sinal de falta de treinamento. Seu pet pode estar estressado, carente, triste por falta de atenção e brincadeiras ou até mesmo com problemas de saúde.

Você sabia que seu cãozinho pode ter incontinência urinária e não conseguir segurar o xixi até o cantinho do banheiro? Por isso é recomendado sempre manter as consultas ao veterinário em dia.

Cães idosos também podem aparentar sinais de cansaço e, por isso, não conseguem andar até o local pré-estabelecido. Nesse caso, que tal disponibilizar tapetes higiênicos em locais estratégicos para facilitar a vida dele e a sua? 

Recompensas

Depois de aplicar todas as dicas e seu cachorro fizer as necessidades no local correto, recompense-o com algum snack e palavras de carinho. Mesmo sem entender o dialeto humano, com sua inteligência extremamente avançada, os cachorrinhos conseguem entender que você está orgulhoso e feliz com a atitude dele. Mesmo que ele não acerte o local nas primeiras vezes, evite abordagens mais duras com o pet. Isso pode causar travas mentais e medo. É importante salientar que cada cachorrinho tem seu tempo próprio de aprendizado, logo, é preciso ter paciência.

Para auxiliar nessas dicas, que tal investir em um tapete higiênico feito de papel? 

Na Klabin ForYou, marketplace de embalagens e produtos de papel, você encontra a Bobina Ecopet, produto desenvolvido especificamente para ajudar o seu pet a fazer suas necessidades no lugar certo.