Inspirações

Embalagem de papel ou isopor? Qual a melhor solução de embalagem para alimentos?

Compartilhe.

Com a popularização dos deliveries, as embalagens deixaram de ser um simples detalhe e passaram a ser um item de destaque para o negócio. Se antes eram apenas uma peça necessária para entregar a comida de maneira satisfatória, hoje ela tem o papel de ser a primeira impressão que o consumidor tem com a marca. Mais do que isso: uma embalagem memorável ajuda até a aumentar suas vendas.

Portanto, na hora de investir em embalagens, pense na imagem que o seu estabelecimento quer entregar e torne a experiência com o seu produto inesquecível.

Baixe agora: E-book Gratuito – Embalagens para lojas 

Atualmente, podemos encontrar no mercado uma imensa variedade de embalagens para alimentos, como as de alumínio, plástico, papel, isopor, etc. Porém, nesse post, iremos focar nas embalagens de papel e de isopor para que você possa analisar qual a melhor opção de embalagem para o seu negócio. Confira!

Embalagens de isopor

As embalagens de isopor são produzidas em poliestireno expandido. Apesar de não parecer, esse material também é um tipo de plástico, logo, é derivado do petróleo.

Esse tipo de embalagem é bem conhecida pelos consumidores em geral. Seu uso mais comum é em lanchonetes e marmitarias, uma vez que tem baixo custo unitário e conserva a temperatura da comida. 

Apesar de seu baixo custo, as embalagens de isopor possuem poucas variedades de formas e tamanhos, e muitas vezes não possuem vazão para impressões de logos e estampas. Com isso, o valor agregado e percebido pelo consumidor é menor, porque é mais difícil de criar uma memória sensorial sobre aquela marca através da embalagem que foi entregue. 

Em relação a estrutura de armazenagem, as embalagens de isopor exigem um espaço maior que as de papel, que podem ser dobradas e guardadas em lugares menores. Outro fator negativo é que quando se trata da questão sustentável, o isopor demora pelo menos 150 anos para se decompor na natureza, enquanto o papel realiza o mesmo processo em no máximo 6 meses. 

Para se ter uma noção do impacto causado por esse material, nos Estados Unidos algumas cidades já baniram embalagens de isopor que, de acordo com o relatório Plastics BAN (Better Alternatives Now), é considerado um grande poluente do planeta, podendo até causar câncer em animais. Atrelado a essa causa, países como a França e Nova Zelândia já proibiram o uso de copos, pratos, talheres e sacolas de plástico, obrigando os negócios a inovarem em opções sustentáveis para transporte e entregas de delivery

Já no Brasil, existe o Projeto de Lei – PL 5482/16 -, criado pelo deputado Danrlei de Deus (RS). Essa lei visa proibir o uso de embalagens de isopor para o acondicionamento de alimentos e bebidas, em todos os estabelecimentos comerciais. Ademais, temos a lei sancionada pelo prefeito Bruno Covas, que proíbe o fornecimento de utensílios de plástico em bares, padarias, restaurantes e estabelecimentos do gênero na cidade de São Paulo.

Com isso, podemos perceber que embalagens de isopor, apesar de ser uma opção de baixo custo, é um formato que precisa ser substituído por diversos fatores, como os citados acima e, principalmente, para a preservação do meio ambiente. 

Leia também: A importância da responsabilidade socioambiental para empresas

Embalagens de papel

As embalagens de papel  oferecem uma diversidade muito maior de utilização do que as de isopor, através de opções inovadoras para os negócios de alimentos sem deixar de contribuir para o meio ambiente. Além disso, embalagens de papel são visualmente mais modernas, combinando perfeitamente com restaurantes asiáticos, veganos, hamburguerias, pizzarias, food trucks, empreendimentos pequenos e produtos artesanais.

Outro benefício da embalagem de papel é a facilidade de personalização artesanal, utilizando carimbos com a logo da sua marca ou até mesmo escrevendo uma mensagem de próprio punho para se aproximar do consumidor. Com essa estratégia, que demanda pouco custo ou nenhum, você pode tornar o seu produto mais atrativo, instagramável, original e cheio de personalidade. Ou seja, o seu cliente sentirá mais vontade de compartilhar que está comendo algo do seu restaurante. 

Para quem trabalha com doces, as embalagens de papel transparecem carinho, cuidado, conforto e aconchego para quem recebe, tornando-o um excelente presente. Tudo isso devido ao valor emocional que muitas vezes o capricho de uma embalagem bem feita carrega.

Pensando na estocagem das embalagens, os modelos de papel são menos volumosos, podendo ser empilhados e guardados em pequenos espaços, perfeitos para o pequeno negócio que acabou de começar e tem pouco espaço para armazenamento. Além de todos esses benefícios, também podemos mencionar que embalagens de papel são resistentes e seguras para transporte, Além de ser 100% reciclável e ecologicamente correto. 

A melhor solução

A embalagem ideal é aquela que conversa com o seu público-alvo e combina com a imagem que você deseja passar para o seu cliente. Além disso, a escolha vai de encontro com a responsabilidade social que o seu negócio se compromete a ter. 

Porém, se levarmos em consideração as inúmeras vantagens e opções de embalagens de papel que temos no mercado atualmente, veremos que investir nelas, ao invés nas de isopor, irá agregar muito mais valor na percepção do cliente. 

A Klabin ForYou é um marketplace com propostas diferenciadas de embalagens e produtos feitos de papel 100% recicláveis e ecologicamente corretos. 

Confira nossa linha de copos, potes e embalagens de papel que irá tornar a experiência do seu negócio inesquecível e ainda irá contribuir para a preservação do planeta!