Quer saber mais?

Guia prático: como embalar corretamente produtos para envio

Compartilhe.

Ao embalar adequadamente uma mercadoria, além de proteger o produto você estará fortalecendo a sua marca diante do cliente com uma boa experiência de compra.

Se você leu nosso conteúdo sobre a importância da embalagem na experiência de compra das vendas online, sabe que a preocupação com a integridade do produto é  fundamental para oferecer uma experiência positiva ao seu cliente. Porém, durante este processo, podem surgir dúvidas, como:

“Qual é a melhor forma de embalar um item? Quais materiais devo usar?
Como escolher a embalagem correta? Como etiquetar?”

Para quem está começando no mundo das vendas on-line, essas são dúvidas mais comuns. E é por isso que hoje nós vamos dar dicas muito úteis sobre como embalar corretamente um produto para envio. Confira!

Embalagem para produtos frágeis

A preocupação com a movimentação do item dentro da caixa e o manuseio são os principais pontos de atenção na escolha dessa embalagem. Se você comercializa objetos de vidro, cerâmica, eletrônicos ou outros itens considerados frágeis, a dica é sempre escolher uma embalagem com as dimensões aproximadas da mercadoria, isso evita que o objeto fique se movimentando, correndo o risco de danificar ou quebrar. Nesse processo também é importante a acomodação do objeto com materiais como o papel kraft, que é ecologicamente correto comparado a outros materiais como o plástico bolha ou isopor.

Também é legal pensar em sinalizar com uma etiqueta ou na própria embalagem que o conteúdo é frágil. Veja um exemplo. (papel frágil e a fita)

A embalagem Essencial pode comportar de forma adequada encomendas de materiais frágeis de diversos tamanhos.

Embalagem para objetos pontiagudos

Para objetos que possuem pontas afiadas ou protuberantes, o reforço dessas pontas deve ser feito com papelão, além de respeitar o tamanho adequado da embalagem e o seu limite de peso. Ao fazer esse reforço, você estará protegendo a encomenda de dentro para fora. 

Ao escolher uma embalagem resistente, robusta e atrativa, você irá reforçar a imagem da sua marca e mostrar seriedade e confiança aos seus clientes.

As embalagens Unboxing Kraft e Unboxing Envio, junto de proteções feitas com Bobina Kraft podem levar com segurança um objeto pontiagudo.

Objetos redondos ou cilíndricos

Para embalar objetos cilíndricos como grandes projetos ou materiais finos, com volume e frágeis, as embalagens cilíndricas são uma excelente opção.

Ao escolher esse formato de embalagem, preste bastante atenção nessa recomendação: se informe antecipadamente sobre a política de envio de embalagens deste tipo, pois algumas transportadoras possuem algumas restrições para o envio.

Ideal para envios que necessitam de uma atenção especial como documentos, plantas ou outros papéis importantes.

Delivery de alimentos e bebidas

Mesmo que a viagem seja curta, quem trabalha com delivery de alimentos deve estar atento aos tipos de embalagens que são ideais para esse transporte. Embalagens de papelcartão são excelentes para estes casos, principalmente se receberam camada de resina, que torna o material mais resistente à umidade.

Além de proteger contra vazamento, escolha materiais que estão dentro das normas RDC 88 da Anvisa que seguem a recomendação de usar materiais atóxicos nas embalagens que não transferem sabor a comida e ajudam na proteção térmica.

Veja também: Como montar um delivery de alimentos?

Aqui no blog nós temos um conteúdo detalhado sobre essas embalagens, confira aqui. Ele pode ajudar você a entender qual embalagem é adequada para a sua loja, seu restaurante, lanchonete ou panificadora.

A embalagem correta para cada tipo de produto é essencial para uma entrega bem feita.

 

Os principais materiais de proteção para embalar seus produtos

Como citamos mais acima, os materiais para embalagem também são parte fundamental para uma boa entrega. Confira os materiais que você não pode deixar de ter para um envio perfeito:


Papel 

Seja kraft, antigordura ou seda, o papel tem múltiplas funções dentro de uma encomenda. O papel kraft é uma boa solução de embalagem para várias situações. Primeiramente, porque, uma vez que é 100% reciclável, é uma ótima opção para qualquer empresa com produção focada no meio ambiente. Ele pode ajudar a diminuir a movimentação e atrito da mercadoria ou mesmo ser a própria embalagem. 

Já o papel antigordura possui é um super aliado na entrega de alimentos, pois ajudar a absorver o excesso de gordura ou outros líquidos, acomodando e conservando a comida fresca por mais tempo.

Da mesma família, o papel seda é um material delicado que é super usado para acomodar pacotes mais planos e maleáveis como roupas. Além de proteger, ajuda a manter o produto alinhado e é esteticamente agradável, podendo ser aproveitado como um complemento para apresentar o item. 

Que tal fazer uma linda embalagem para camiseta usando papel seda, um carimbo ou uma etiqueta? É uma forma rentável e muito bonita para apresentar. Se inspire neste conteúdo para produzir uma embalagem marcante.


Fita kraft

Diferente da fita plástica transparente, a fita kraft crepada é feita de um material sustentável (até sua cola é feita a base de água, um composto atóxico diluível em água). Você pode ousar na escolha com cores vibrantes ou na cor padrão kraft. É uma forma bastante econômica e eficaz de manter a sua embalagem segura.

 

Informações necessárias para o envio

Agora que você já tem os materiais necessários para enviar com segurança a sua mercadoria, é hora de pensar no protocolo para um envio sem erros.

Quando falamos de envios para longas distâncias como de um estado ou de um país, cada transportadora ou os próprios Correios possuem suas regras, porém, existe uma lista de informações básicas para qualquer tipo de embalagem, veja a seguir:

  • Peso e dimensões da embalagem
  • Nome do Destinatário 
  • CEP
  • Logradouro (Rua, Alameda, Avenida, etc.)
  • Número do Lote 
  • Complemento (Apartamento, bloco, ponto de referência, etc.)
  • Nome do Bairro
  • Nome da Localidade
  • Sigla do Estado

Com essas informações, sua embalagem já pode ser despachada. Se você trabalha marketplaces, essa etiqueta pode ser gerada automaticamente na plataforma cadastrada. Porém, você pode escolher fazer a sua própria etiqueta pelo Endereçador – Encomendas, esse endereçador gera etiquetas dentro dos padrões desejáveis pelos Correios, com o CEP de destino em código de barras. Veja um exemplo:

 

E aí, curtiu nossas dicas? A Klabin ForYou é um e-commerce de soluções em papel para embalagens. Conheça a nossa linha de Acessórios e Embalagens para tornar sua entrega mais prática e sustentável. 

Além disso, temos um conteúdo super especial e gratuito para ajudar você a entender melhor sobre os benefícios de investir em embalagens para o seu negócio. Clique no banner para ter acesso ao material completo.