Quer saber mais?

Como adotar um comportamento de consumo mais sustentável em meio a pandemia?

Compartilhe.

Hábitos mais sustentáveis que podemos adotar agora, mesmo em isolamento social.

 

A pandemia evidenciou a capacidade humana de se adaptar em todas as questões. Repensamos o modelo de trabalho, o tempo que passamos com nossos familiares, a forma com que nos alimentamos, como tratamos nossa saúde mental e também como consumimos. Isso tudo reforça cada vez mais o discurso de reavaliarmos os modelos de consumo atuais.  

Embora seja de extrema importância, adotar atitudes mais sustentáveis vai muito além de separar o lixo para a coleta. Aliás, talvez você já esteja contribuindo para um consumo mais sustentável e nem sequer tomou conhecimento disso. 

Em um período em que estamos reavaliando atitudes básicas de sobrevivência, onde fica o papel do consumo consciente? É sobre este tema que vamos conversar um pouco mais hoje.

 

Reflita sobre o seu estilo de vida

Nunca o minimalismo esteve tão “em alta” como agora, e não estamos falando necessariamente de moda. É só olhar em volta, pense em alguns objetos da sua casa ou do seu guarda-roupa que você não usa há muito tempo. Eles poderiam ser substituídos por algo útil? Você conseguiria usar seu tempo livre para reformar ou dar uma outra utilidade? Poderiam ser doados a alguém que faria melhor uso? Ou até mesmo vendidos por um preço de desapego?


Para ajudar você a levar essa prática adiante, ter uma pergunta simples em mente já vai ajudar bastante no seu processo de decisão de compra: Por que comprar?

 

Estabeleça alguns critérios, como:

  • Necessidade básica: comida, água, etc.
  • Consumo eventual: roupas, móveis, entretenimento, etc.
  • Desejo: acessórios, decoração, etc

 

Ao comprar on-line ou em lojas físicas, pesquise antes. Modelo, preço, seus prós e contras para decidir o produto adequado. Dá para ser mais consciente nas compras do mercado seguindo a velha lista de compras. Aqui, vale a reflexão da quantidade de itens necessários e o cuidado de só levar para casa o que será efetivamente usado no período. Evitar o desperdício é uma das primeiras formas consumir de forma mais responsável.

 

Consuma produtos de origem sustentável

Produto sustentável é todo aquele que apresenta um melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida. Sua qualidade precisa ser igual ou superior comparado a um produto comum.

Aqui no Brasil, existem produtos que se enquadram em uma ou mais das seguintes categorias:

Exploração de matéria-prima sustentável: são provenientes do manejo sustentável dos recursos usados. Eles respeitam critérios ambientais e sociais e garantem a renovação natural do ecossistema. Um exemplo é o reflorestamento comercial. Nesta categoria também estão os orgânicos.

Veja também: Papel lavável: conheça tudo sobre essa tecnologia.

Produção sustentável: aqui entram produtos feitos de matéria-prima reciclável. Também entram nesse grupo aqueles que eliminam o uso de produtos tóxicos, diminuem os resíduos provocados pela produção e os que oferecem a utilização de refis.

Produtos ecoeficientes: sua operação é mais eficiente, reduz o uso de recursos como água e energia durante a utilização.


Compre do pequeno

Outra maneira de contribuir é priorizar a compra de produtores locais. Pensando de uma forma mais macro, ao consumir produtos de micro e pequenos empreendedores, você estará contribuindo para que mais um comércio se mantenha ativo. Este comércio faz a economia local circular e ajuda a assegurar o emprego de várias pessoas.



Na prática, como ajudar? Mantenha uma regularidade na compra de refeições em restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, principalmente os que não fazem parte de grandes redes. Use o delivery para se manter em segurança e contribuir mesmo sem sair de casa. Além disso, preste atenção nos locais que oferecem opções de embalagem de origem renovável e recicláveis. Veja alguns exemplos, aqui.

Veja algumas práticas que também podem ajudar micro e pequenos empreendedores:

  • Curta uma página ou um post;
  • Compartilhe um post;
  • Faça recomendações de lugares que você gosta;
  • Marque amigos em uma publicação;
  • Incentive o trabalho artesanal.

Acompanhe as ações de grandes empresas.

Não é necessário deixar de comprar de grandes corporações, porém, um olhar mais criterioso para empresas que se possuem Responsabilidade Socioambiental é outra forma de contribuir para um consumo mais consciente. 

A produção sustentável é caracterizada por um sistema com alternativas que minimizem os custos ambientais e sociais durante toda a cadeia produtiva de um produto ou serviço. Já o consumo é definido como o acesso a bens e serviços que garantam mais qualidade de vida e, ao mesmo tempo, diminuam a utilização de recursos naturais e materiais tóxicos, geração de resíduos e emissão de gases poluentes.

Um exemplo é a  Klabin ForYou. Nós oferecemos soluções criativas e sustentáveis para o consumo consciente. Todos os produtos possuem como matéria-prima o papel, sendo eco-friendly, de origem renovável e reciclável. Acesse o site e conheça nossos produtos.