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Como montar um delivery de comida?

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Adaptar o seu estabelecimento a serviços de delivery é uma alternativa que veio para ficar, seja para driblar a crise ou investir em uma forma de conquistar clientes usando a tecnologia.

 

As recomendações no Brasil continuam sendo o isolamento e muitos comerciantes estão tendo que se adaptar a novos formatos para oferecer seus produtos e serviços. Com o isolamento, o delivery de comida foi um dos serviços que teve um aumento muito expressivo, isso porque as pessoas que estão cumprindo a quarentena veem no delivery uma solução para evitar idas a restaurantes e também compras em supermercados. 

Segundo um estudo feito pela Corebiz, só em março (período inicial de isolamento), mostrou um crescimento no setor de entregas de comida por aplicativo em 46% em relação a março do ano passado. Por isso, separamos neste conteúdo, informações indispensáveis para você que está adaptando o seu restaurante ou lanchonete para oferecer serviços de delivery.

Organizar processos otimiza o tempo

Os processos podem até parecer um pouco burocráticos, mas são essenciais se você deseja ter um serviço de delivery com bons resultados. Manter tudo organizado, não só evita confusões e atrasos como otimiza o tempo para que você possa planejar novas estratégias e testar novidades para atrair clientes.


Estabeleça o cardápio do delivery

Um dos primeiros passos é levantar as informações sobre os pratos feitos no estabelecimento e estudar a viabilidade da entrega. Você pode definir um cardápio específico para a entrega de comida, o que garante que todos os produtos oferecidos sejam entregues em perfeitas condições. Os combos e promoções têm destaque e contribuem para a reputação do restaurante, caso ele esteja cadastrado em aplicativos de comida. Mais abaixo vamos ensinar você a como fazer a divulgação correta dos seus produtos.


Treine e divida a equipe corretamente

Se o seu estabelecimento físico também está atendendo, é importante separar as equipes dentro da cozinha. Se possível, faça a divisão entre equipe de delivery e de restaurante, mesmo que elas preparem os mesmos pratos. O treinamento constante é garantia de um trabalho bem-feito. Ao investir no preparo adequado, você não só está contribuindo para o crescimento profissional da sua equipe, quanto está evitando equívocos e problemas nos processos.

 
Delimite a região de entrega

Dê preferência a regiões próximas ao seu estabelecimento para conservar a temperatura e garantir a segurança na entrega do alimento. Ao fazer entregas em regiões próximas, você pode fidelizar o seu cliente tanto pelo produto quanto pela qualidade do serviço, pois a tendência é de que lugares mais próximos também tenham frete com valor reduzido. Isso ajuda no processo de decisão de compra.

 

Escolha as embalagens certas

A entrega é uma das etapas mais importantes, pois a experiência do seu cliente está, basicamente, em uma sacola. Você não tem a ambientação do seu estabelecimento como a decoração, a música acústica ou a montagem do prato que ajuda na percepção positiva. É hora de apostar em embalagens inteligentes com uma apresentação adequada, afinal, de nada adianta uma comida excepcional se ela chega fria, bagunçada ou vazando. 

Essa preocupação pode ser refletida em embalagens apropriadas para o produto que você oferece. Dê preferência a fornecedores que possuem produtos que se adéquem para otimizar o transporte, como o oferecimento de compartimentos específicos, materiais sustentáveis e que garantem a conservação de temperatura dos alimentos, além de tampas antivazamento. Todas essas características são uma poderosa ferramenta de diferenciação da concorrência e fidelização de clientes. 

Veja também: Qual é o tempo de permanência do COVID-19 em embalagens?

 

Faça uma contratação consciente

O serviço de entrega é um dos pontos mais importantes para um estabelecimento que decide iniciar serviço de delivery. Assim como a crise afetou o comércio, os entregadores também fazem parte da parcela de prestadores de serviços que estão buscando se adaptar às demandas e novas necessidades. Ao contratar um serviço de entrega, algumas responsabilidades precisam ser consideradas e existem escolhas que podem ser benéficas para empreendedores e colaboradores.

Seja por contratação CLT ou serviços terceirizados, ao contratar um entregador existem pontos de atenção que vão além do valor fechado para as entregas. Lembre-se de que o serviço prestado é essencial e que possui riscos. Existem benefícios em ambas as contratações. Ao ter um prestador de serviço fixo, as chances de você poder empregar alguém da sua região e ter mais controle sobre a qualidade do serviço é maior. Neste processo também é mais fácil avaliar por entrevista e indicações sobre a experiência do entregador que fará parte da sua equipe de funcionários.

Se optar por serviços terceirizados, priorize os que oferecem condições justas para ambas as partes. Com essa opção, a vantagem é de que as entregas podem alcançar áreas maiores e o serviço ajuda com que você tenha mais tempo para dar atenção ao funcionamento de operações do seu negócio.

 

Anuncie seu produto

Nos aplicativos de comida ou sites, a fome é despertada principalmente pelo visual, então, que tal caprichar na produção das fotos e na descrição de cada produto? Envolva o seu cliente pela ideia de saborear um dos pratos oferecidos, adicione atributos que fazem com que ele realmente deseje pedir aquele prato. 

A regra aqui é não ter medo de se apostar em coisas novas. Para ajudar na criação, pense o que mais chamaria a atenção de uma pessoa que tem várias opções de pratos. O que fazer para ela escolher a sua? Dar nomes aos pratos funciona muito bem e é um ótimo exemplo. Dê uma atenção especial às descrições, focando na listagem e na qualidade dos ingredientes adicionados ao prato.

 



Nas fotos, tente ambientar com a proposta da culinária do seu estabelecimento. Por exemplo, se a comida é italiana, monte um ambiente com uma toalha de mesa típica, fazer referência à massa e a comida fresca italiana também é uma ótima opção. Vale até recorrer para elementos com cores que representam a bandeira da Itália para a fácil associação. Se possível, contrate um profissional para registrar os pratos e ajudar na composição do ambiente. 


Fidelize clientes

Você confia na qualidade do seu produto e agora também sabe como divulgá-lo e entregá-lo da forma correta, certo? É uma excelente receita para a fidelização dos seus clientes. Essa etapa não é só importante para conquistar pedidos recorrentes como também é a garantia de sobrevivência do seu negócio. 

Como falamos anteriormente, o processo de fidelização possui diferentes etapas. Ele pode estar desde o atendimento na hora de um pedido, na embalagem da entrega ou mesmo em pequenas ações como um programa de pontos para clientes que consomem com frequência, o envio de um brinde ou até um bilhetinho já faz a diferença. Inove com os recursos que você já tem. Se no seu estabelecimento ao final do dia tem alimentos que não foram vendidos e estão em boas condições de consumo, por que não separar estes produtos para serem enviados como um adicional nas encomendas? Além de evitar o desperdício, causa uma excelente impressão.

Por último e não menos importante, leve os feedbacks dos clientes em consideração. Tanto as redes sociais como outros aplicativos deram uma voz poderosa aos clientes. Filtre as considerações, responda os elogios e também as críticas, sempre de forma amigável e respeitosa. Mostre que o seu negócio está aberto a sugestões e tente aplicar críticas construtivas para melhorias.

 

Tipos de embalagens para delivery

Ao analisar, você sabe que necessita de embalagens para produtos que vazam com facilidade ou necessitam de um cuidado especial como o transporte de um bolo de aniversário, por exemplo. Escolher uma embalagem resistente é fundamental neste processo. Veja algumas soluções para delivery:



Potes e copos 

Possuem excelente vedação e estão disponíveis nas cores branco e kraft. Ideal para comidas e bebidas quentes como sopas, cafés e chás. 


Porta-potes e bandeja

Feitos em papelão micro ondulado, ideais para manter seguro o transporte de embalagens de alimentos variados.

 

Embalagem com alça

Os modelos com alças são muito práticos, pois excluem o uso de sacolas adicionais, além de manter a segurança do alimento.

 

Embalagem para bolo

O isolamento não impediu de que as pequenas comemorações em casa fossem feitas. Por isso, a segurança do bolo é fundamental para uma entrega perfeita. Além de prática, possui três regulagens.

 

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