Quer saber mais?

Responsabilidade social: como ter hábitos de consumo mais sustentáveis

Compartilhe.

Confira algumas atitudes simples que vão te ajudar a praticar o consumo consciente

 

A responsabilidade social é um tema que entrou no cotidiano das pessoas. A população está cada vez mais compreendendo que a forma de consumo pode impactar diretamente no meio ambiente e, consequentemente, refletir na qualidade de vida. Com essa visão, mudar hábitos e estimular uma sociedade mais sustentável se tornam atividades básicas para o dia a dia. Para que você conheça mais sobre o conceito de consumo consciente e passe a aderir também no seu cotidiano, preparamos este artigo com várias dicas para você. 

Reflita sobre suas compras

Diariamente somos impactados por anúncios e ofertas. Por isso, para evitar a impulsividade, o primeiro passo para ter um consumo consciente é planejar as suas compras antecipadamente e só adquirir o que é necessário. Assim, você compra apenas o que realmente vai utilizar, sem gerar desperdício. 

Reutilize embalagens de produtos

Outro ponto essencial para que você tenha mais responsabilidade é avaliar o impacto do seu consumo. Você já parou para pensar quantas embalagens adquire mensalmente? Elas poderiam ser aproveitadas para outro fim? Com estas perguntas, que tal você reaproveitar embalagens de produtos e começar a comprar apenas o refil? Aquela caixa de presente que você ganhou também pode ser utilizada para armazenar pequenos itens. Na hora de fazer compras, evite a sacola de plástico e utilize caixa de papelão ou ecobags. Comece com pequenas atitudes!

Evite objetos de plástico de uso único

Outra medida eficaz para manter um consumo sustentável é parar de usar objetos de plástico de uso único. Sabe aquele copo plástico que você só uma vez? O canudinho dado pelo restaurante? Você pode optar por produtos feitos com matéria-prima biodegradável ou reutilizável, contribuindo com o meio ambiente e evitando a poluição. Hoje você encontra canudinhos, talheres, copos, pratos – de papel, sendo a opção mais correta para manter o ecossistema.

Aproveite alimentos inteiros

Quando se fala em reaproveitamento de alimentos, existem diversas receitas fáceis e práticas que utilizam cascas, caules e demais partes que seriam descartadas. Ainda, após uma grande refeição, você pode, por exemplo, doar o que não for consumir para quem precisa, evitando que a comida estrague e seja desperdiçada.

Bicicleta com cestinha cheia de frutas, verduras e legumes

Separe o lixo

Fazer a separação correta do lixo é um dos conceitos básicos para ter uma vida mais sustentável. Ao separar, você garante que os resíduos cheguem em seus destinos corretos. Os orgânicos, por exemplo, podem ser destinados para programas de compostagem e adubagem, voltando para o meio ambiente. Já os recicláveis, podem ser fonte de renda para outras pessoas e voltarem para o consumo de uma maneira renovável.

Reduza o consumo de água e energia

Já pensou o quanto de água, energia e papel você consome se necessidade? Com pequenas atitudes é possível reduzir a utilização destes recursos e garantir mais vida ao meio ambiente! Por isso, não desperdice água, tome banhos mais rápidos e lave roupas de maneira econômica. Evite deixar luzes acesas e aparelhos ligados na tomada sem necessidade. 

Compre de empresas com responsabilidade social

Para complementar as etapas anteriores, chegou o momento de repensar quais são as marcas que fazem parte da sua rotina de consumo. Pesquise sobre as empresas e passe a adquirir produtos de quem se preocupa com o impacto que a sua produção causa meio ambiente. A Klabin ForYou, por exemplo, oferece soluções criativas e sustentáveis para o consumo consciente. Todos os produtos possuem como matéria-prima o papel, sendo ecofriendly e biodegradável.

Clique aqui e conheça todos os produtos da Klabin ForYou no site.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o conceito de consumo consciente? Compartilhe o post nas redes sociais e coloque em prática os novos aprendizados!