Inspirações

Crianças em casa: dicas de brincadeiras para o dia a dia

Compartilhe.

Saiba como entreter as crianças em casa com brincadeiras divertidas

Quando existe a necessidade de ficar em casa e evitar sair, como é o caso do que vem acontecendo em relação ao COVID-19, manter as pessoas que você ama seguras e ocupadas pode ajudar a superar momentos como este. Quem tem crianças em casa sabe que elas possuem muita energia e é preciso ter criatividade para entretê-las neste período. Seja em época de isolamento social, chuva ou frio, ter algumas brincadeiras na manga pode fazer toda a diferença para os pequenos.

Pensando nisso, trazemos aqui algumas opções de brincadeiras para divertir o dia a dia dos baixinhos. 

1- Descubra a sombra

Essa brincadeira é perfeita para ocupar as crianças por um bom tempo. Para poder realizá-la basta pegar uma luminária ou lanterna, um lençol claro e diversos objetos como ursinhos de pelúcia, potes, brinquedos e o que mais você quiser.

Dessa forma, você vai fixar a lanterna/abajur atrás do lençol pendurado e então é só colocar os objetos entre a luz e o lençol. Assim, as crianças podem adivinhar qual é o objeto pela sua sombra. Além de distrair, ‘Descubra a sombra’ é uma ótima maneira de ajudar no desenvolvimento cognitivo.

Crianças em casa: dicas de brincadeiras para o dia a dia com Klabin ForYou

2- Caça ao tesouro sensorial

Esta brincadeira para as crianças, sem dúvidas, é uma ótima opção para ajudar no desenvolvimento motor e cognitivo. Para o caça ao tesouro sensorial é preciso contar com objetos com texturas diferentes que serão escondidos por toda a casa. 

Funciona assim: você diz que o tesouro que precisa ser encontrado primeiro é áspero, então todos procuram e quem encontrar primeiro ganha um ponto, e assim consequentemente até que todas as peças tenham sido encontradas. Quem tiver mais pontos no final do jogo é Rei/Rainha da caça ao tesouro. Se as crianças forem mais velhas você pode acrescentar um cronômetro para dificultar um pouco.

3- Contação de histórias

As histórias são a melhor forma de viajar sem sair de casa. Ainda, as crianças amam usar a imaginação para criar personagens cheios de peculiaridades e vão adorar criar os próprios contos de fadas. A contação de histórias pode ser sua aliada a qualquer momento do dia, por exemplo, em tarefas que podem ser complicadas como a hora do banho ou o momento da refeição. 

Crianças em casa: dicas de brincadeiras para o dia a dia com Klabin ForYou

4 – Brinquedos de papelão

Outra maneira de divertir os pequenos é investir em brinquedos educativos e sustentáveis. Confeccionados em papelão ondulado de alta qualidade, os brinquedos de papelão podem ser montados e desmontados diversas vezes, garantindo diversão e segurança. A brincadeira começa logo na montagem! Depois, as crianças podem desenhar, pintar e colorir o brinquedo para deixá-lo com a sua personalidade. Aí, é só soltar a imaginação para criar histórias e se divertir. E ainda, as crianças podem brincar e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo, já que são feitos com matéria-prima reciclável e biodegradável.

Gostou das dicas? Aproveite para baixar um conteúdo super especial e gratuito que pode ajudar você a entender melhor sobre os benefícios de estimular a criatividade infantil. Clique no banner para ter acesso ao material completo.