Quer saber mais?

CoronaVírus: o impacto no varejo e a valorização dos micro e pequenos empreendedores

Compartilhe.

Com as recentes recomendações dos órgãos oficiais para conter a transmissão do CoronaVírus, pessoas e negócios precisam repensar sua atuação para não pararem de trabalhar a manter a saúde financeira. Os mais afetados são os micro e pequenos empreendedores. Para entender um pouco mais desse cenário e saber como se manter no mercado e valorizar estes comerciantes, trouxemos algumas dicas úteis para pessoas físicas e negócios.

Digital e delivery em alta

Com a recomendação de evitar sair de casa e reduzir o contato físico com outras pessoas, o comércio digital e por delivery ganharam força no país. É uma oportunidade de manter as empresas ativas enquanto a circulação nas ruas e em aglomerações estão restritas e perigosas.

De acordo com a Meituan, uma das maiores empresas de entrega de alimentos da China, os pedidos aumentaram quatro vezes em relação ao mesmo período do ano passado. 

Setores com grande busca

Algumas categorias de produtos ganharam popularidade neste período. Os setores que mais cresceram foram: 

  • Cuidados com saúde e produtos para prevenção da epidemia
  • Alimentos não perecíveis
  • Serviços online de educação e entretenimento
  • Bebidas e enlatados

Por outro lado, algumas categorias tiveram queda nas vendas:

  • Suprimentos maternos e infantis
  • Produtos pet
  • Cuidados pessoais
  • Produtos turísticos
  • Eletrônicos
  • Vestuário
  • Atividades presenciais (offline)

O que as marcas podem fazer?

Para superar a crise, as marcas podem ter pequenas atitudes para ajudar o consumidor e se posicionar no mercado.

  • Evite ser visto como oportunista: crie ações que realmente beneficiem a comunidade;
  • Forneça descontos: ajude seus clientes neste momento com ações e ofertas especiais;
  • Atos de bondade: se possível, ajude a população ou o grupo de risco;
  • Superar a crise em grande estilo: se necessário, renove a forma de fazer seu negócio;
  • Seja virtual: divulgue, venda e fale com seus clientes online;
  • Personalize a entrega: amplie os meios de entrega e faça parcerias com empresas de confiança;
  • Ajude as pessoas a passar o tempo: gere conteúdo de valor para os seus clientes;
  • Siga as recomendações: tenha atitudes que preservam a saúde dos seus clientes e da população em geral.

Como se prevenir do CoronaVírus?

O Ministério da Saúde divulgou algumas medidas que podem ajudar a população a evitar a contaminação do Coronavírus.

  • Utilizar o antebraço para cobrir boca e nariz na de tossir ou espirrar;
  • Lavar as mãos com frequência;
  • Fazer quarentena caso apresente os sintomas do Coronavírus;
  • Evitar contato físico;
  • Não compartilhar talheres, copos e alimentos;
  • Evitar contato com idosos;
  • Realizar reuniões virtuais;
  • Evitar aglomerações.

Atitudes para valorizar os micro e pequenos negócios

Veja abaixo algumas dicas práticas que podem ajudar um micro e pequeno empreendedor a não perder seus clientes durante a crise de CoronaVírus.

  • Curta uma página ou um post;
  • Compartilhe um post;
  • Faça recomendações de lugares que você gosta;
  • Marque amigos em uma publicação;
  • Compre de empreendedores locais;
  • Incentive o trabalho artesanal.

Empreendedores, nós, da Klabin ForYou, sabemos que seu trabalho é fundamental para a superação desta crise. Clique aqui e adquira embalagens com 15% de desconto.

#PequenoEmpreendedorEuValorizo