Inspirações

O que as crianças podem aprender com os brinquedos de papelão

Compartilhe.

Qual é a criança que não gosta de brincar? Além de promover momentos de alegria e diversão, as brincadeiras trazem diversos benefícios para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual. Se você quer ampliar essa experiência e despertar também alguns valores para os pequenos, pode apostar nos brinquedos de papelão. Para te ajudar, fizemos uma lista com tudo o que as crianças podem aprender ao se divertir com brinquedos recicláveis.

 

Preocupação com o meio ambiente

As crianças que brincam com brinquedos recicláveis estão mais propensas a se preocupar com o meio ambiente. Isso porque, elas passam a entender a diferença entre materiais recicláveis e não recicláveis, compreendendo que nem tudo precisa ir para o lixo e pode ser renovado, se transformando em outro objeto. Além disso, eles também ensinam à criança que ela pode ajudar a cuidar do meio ambiente desde cedo, fazendo com que cresça com esse cuidado. Os brinquedos de papelão são 100% biodegradáveis e, mesmo que fiquem molhados, basta esperar secar para que ele possa ser descartado e reciclado novamente, dando vida para outro item.

Pintura de Planeta Terra em papelão feito por uma menina

Estimula a criatividade

Fácil de manusear, o brinquedo de papelão também é uma excelente opção para quem quer estimular a criatividade infantil. Como ele vem em cores cruas, característica do papelão ondulado, e apenas contornos do objeto que ele representa, a criança pode entrar no mundo da imaginação e pintar o brinquedo do jeito que quiser. Seja com lápis de cor, tintas ou canetinhas, as possibilidades são inúmeras para que o sonho se torne realidade. Com a casinha de papelão, por exemplo, a criança pode ter uma casa de conto de fadas ou inspirada no seu desenho favorito. Basta deixar a criatividade rolar solta. 

Contribui com o senso de divisão e participação

Outra vantagem dos brinquedos recicláveis é o estímulo à divisão e participação que a criança aprende. Como o item precisa ser pintado e decorado, é uma atividade que pode ser feita em grupo, tornando o momento mais divertido. Isso significa que a atividade de pintar o brinquedo pode ser feita em família, promovendo a participação e interação de pais e filhos, ou até mesmo na escola, com vários amiguinhos trabalhando juntos. 

O avião de papelão, por exemplo, é um dos brinquedos mais adorados pelos pequenos, já que podem ser pintados com as cores dos personagens famosos das animações, como o aventureiro Pequeno Príncipe. Veja abaixo um modelo de como é o avião dele:

Desenho de um piloto dentro de um avião

Agora que você já sabe alguns dos aprendizados que os brinquedos de papelão proporcionam às crianças, que tal conhecer nossa categoria de produtos? Com certeza você vai encontrar um que garanta a diversão que você procura!

Além disso, temos um conteúdo super especial e gratuito para ajudar você a entender melhor sobre os benefícios de estimular a criatividade infantil. Clique no banner para ter acesso ao material completo.