Inspirações

4 brincadeiras para ensinar sustentabilidade para crianças

Compartilhe.

A sustentabilidade é uma pauta que deve estar presente na vida das pessoas desde a infância, tanto em casa quanto na escola. Ao aprender desde pequenas, as crianças levam esses conhecimentos para a vida e podem ser agentes transformadores na sociedade disseminando a importância de cuidar do meio ambiente. Para incluir a temática de sustentabilidade na rotina das crianças, trouxemos algumas brincadeiras simples que você pode aplicar. 

1. Hortinha em casa

Uma das maneiras mais simples de mostrar a importância da sustentabilidade é conhecendo o universo das plantas. A criança pode, por exemplo, criar uma horta própria e assim reconhecer o valor da vida da natureza, respeitando seus ciclos e fases. A dica é usar garrafas descartáveis ou embalagens de alimentos para criar um vaso, dando uma nova utilidade ao produto. Outra possibilidade é investir nos cachepôs de papelão, que são super resistentes que são super resistentes e podem ser pintados e coloridos, ficando com a cara da criança. Ao ter que cuidar de uma planta, a criança aprende a ser mais responsável. 

cachepo 2 klabin foryou

2. Brinquedo de papelão

Os brinquedos de papelão são 100% recicláveis e uma excelente opção para que as crianças aprendam a respeitar a natureza e seus recursos. Por serem altamente duráveis e fáceis de usar, possibilitam atividades lúdicas e ajudam a despertar a criatividade. Ao ter um brinquedo de papelão, a criança começa a dar valor a outros tipos de materiais e entende a importância do descarte correto dos objetos.

casinha de papelão klabin foryou

3. Acertando o cesto dos resíduos recicláveis

Uma forma de promover a memorização das crianças em relação à sustentabilidade é brincar de acertar o lixo sustentável. Com vários baldes coloridos, você pode colocar o tipo de resíduo que vai nele e separar diversas bolinhas de ping-pong com nome de objetos. O objetivo é acertar a bolinha (objeto) na lixeira correta. Quem fizer mais pontos ganha. 

brincadeira para ensinar sustentabilidade klabin foryou

4. Brinquedos com pneus

 

Um pneu demora até 600 anos para se decompor na natureza. Ao dar uma nova utilidade para ele, você tira um item da natureza e faz com que ele se reinvente. Com ele você pode fazer balanços, gangorra, brinquedos de escalar, animais, horta, prateleiras e muito mais! 

brincadeira para ensinar sustentabilidade klabin foryou

Gostou de saber mais formas de ensinar sustentabilidade para as crianças? Então, aproveite para conhecer nossa categoria de brinquedos de papelão e floricultura escolha a sua brincadeira!