Inspirações

Importância do lúdico na educação

Compartilhe.

Brincar faz parte da rotina das crianças e contribui para que elas tenham um desenvolvimento saudável. Ao realizar atividades lúdicas, os pequenos se sentem estimulados a descobrir, aprender e imaginar. Por esse motivo, as brincadeiras são essenciais para despertar essa criatividade. Veja neste artigo porque isso é importante e como colocar em prática.

 

O que são atividades lúdicas?

As atividades lúdicas são aquelas que contam com a imaginação e criatividade para serem realizadas, proporcionando prazer e diversão. Por meio de jogos, música, dança e atividades manuais, é possível ensinar e aprender se divertindo. Uma criança que utiliza um brinquedo de papelão, por exemplo, trabalha a criatividade, a coordenação motora e a construção de histórias.

Importância do lúdico na educação Klabin ForYou

O que a criança aprende com as atividades lúdicas? 

Brincar é muito bom para a criança. Ela aprende a executar atividades e também a entender e amadurecer sentimentos que vão acompanhá-la por toda a vida. Veja abaixo alguns dos ganhos em apostar em brincadeiras lúdicas.

 

  • Ensina a lidar com regras;
  • Aumenta a concentração;
  • Estimula a convivência com as pessoas; 
  • Desenvolve sensibilidade;
  • Faz com que a criança aprenda a conviver com novos sentimentos;
  • Ajuda a criança a aprender novas coisas;
  • Contribui com o desenvolvimento da memorização;
  • Estimula trabalho em grupo;
  • Ajuda a despertar a criatividade;
  • Faz com que a criança desenvolva o lado estratégico e de resolução de problemas;
  • Amplia o vocabulário;
  • Contribui para assimilar novas informações.

 

O lúdico dentro das escolas

Quando usado dentro das escolas, o lúdico traz diversos benefícios. Por meio de brincadeiras relacionadas às principais disciplinas, os pequenos aprendem novas tarefas com facilidade, assimilam novas informações, estimulam a memorização e se sentem mais animados para praticar as matérias na sala de aula. 

Como inserir atividades lúdicas na rotina das crianças

Agora que você entendeu a importância do lúdico na educação de crianças, que tal começar a inserir essa metodologia na rotina dos pequenos? Veja algumas maneiras simples de como fazer:

 

Brinquedos de papelão


Os brinquedos de papelão são uma excelente alternativa para contribuir com o desenvolvimento das crianças. Com eles, os pequenos podem pintar, criar, imaginar, construir histórias e soltar a imaginação enquanto aprendem. Além disso, quando inseridos nas escolas, os brinquedos recicláveis possibilitam o trabalho em grupo, melhorando a convivência escolar.

 

Pintura e desenho

Por meio de atividades como pinturas e desenhos, as crianças são estimuladas a criar e a imaginar, melhorando o senso crítico e a colaboração. Ao pintar uma casinha de papelão, por exemplo, elas deixam a criatividade rolar solta e, com a ajuda dos irmãos ou dos amigos, trazem referências das animações favoritas para o mundo real. 

atividades lúdicas klabin foryou brinquedo de papelão

Construção de histórias

A construção de histórias faz com que a criança aprenda diversas coisas. Além de ajudar a ampliar a imaginação e também o vocabulário, elaborar histórias desperta o senso crítico e a capacidade de resolução de problemas. Com o brinquedo de papelão de Piratas, meninos e meninas podem criar as próprias histórias, conflitos, aventuras e desfechos, transformando um simples momento em pura diversão. 

Conheça toda a coleção de brinquedos de papelão que você encontra na Klabin ForYou clicando aqui.