Inspirações

O passo a passo que faltava para você criar uma embalagem marcante

Compartilhe.

Criar a arte de uma embalagem que seja a cara da sua marca é uma tarefa que exige pesquisa e atenção. Mas o que você deve ter em mente na hora de colocar a mão na massa? Confira neste passo a passo:

Minimalismo is the new black
A ideia do menos é mais é atrativa, mas é preciso levar em consideração o seu produto como um todo e não apenas a embalagem. Se o seu público for infantil, por exemplo, uma embalagem minimalista não irá agradar e nem gerar o impacto necessário. Agora, se seu público é adulto e seu produto mais sofisticado, levar essa essência para a embalagem é ideal. A dica é: deixe de lado suas preferências e pense sempre na melhor forma de se comunicar com seu público.

Em quais cores apostar?
Aqui também é tentador escolher cores porque achamos que são bonitas. Mas não é bem por aí. Pense em qual emoção sua marca quer provocar, o que ela quer comunicar. Tons de amarelo mais claros, por exemplo, transmitem a sensação de felicidade; já os tons escuros podem provocar uma noção de alerta no consumidor. Tenha em mente que mais do que escolher uma cor, é preciso analisar os seus efeitos no nosso cérebro. Aprenda mais sobre as cores nesta matéria.

Logomarca
O minimalismo ganha cada vez mais adeptos, afinal, qual marca não quer parecer sofisticada e moderna? O problema é que, muitas vezes, uma logomarca minimalista não comunica a sua marca e não conversa com o seu público. Há outras tendências que podem expressar melhor a essência do seu negócio, como a de logos artesanais, que imitam a letra cursiva e dão um ar mais “feito em casa” e pessoal para o seu produto. Este site tem boas dicas para quem ainda não definiu seu logo.

Tipografia
Assim como as cores, a tipografia é capaz de produzir sentimentos em quem a observa. É claro que marcas grandes, como Google e Disney, que já têm seu nome concretizado, podem brincar mais livremente sem se preocupar com a leitura e interpretação de seus nomes. Agora, para marcas que ainda estão conquistando o seu espaço, esse é um dos fatores cruciais: as pessoas precisam conseguir ler o seu nome. Isso não significa que sua marca não terá personalidade. Fontes mais tradicionais passam o aspecto de segurança e confiança, já as mais arredondadas e curtas transmitem a ideia de não-convencional, fora da caixa.

Ilustração
Uma ilustração é capaz de eternizar uma marca na memória. Pense em um preparo de leite sabor morango. Ou em um leite condensado. Veio à sua mente apenas o nome da marca ou também a sua ilustração do produto? É esse o efeito que queremos. Ao escolher a ilustração da sua embalagem, opte por uma que seja capaz de criar essa relação de familiarização da marca com o público, de proximidade.

DIY
DYI é a sigla em inglês para “Do it yourself”, o famoso “Faça você mesmo”, tendência que ganhou força com o surgimento dos blogs e vídeos na internet. E na Klabin ForYou, você conta com nossa ferramenta exclusiva de personalização de embalagens com tipografias, ilustrações, ícones, cores, visualização 3D e em realidade aumentada – tudo o que você precisa para o processo de criar você mesm@ a arte da sua embalagem.

Comece agora a criar!

Até já,

Time Klabin ForYou

Inscreva-se 😉