Inspirações

Unboxing: o fenômeno do Marketing que está transformando marcas

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Basta uma busca rápida pelo termo “unboxing” no Youtube para vermos como esse fenômeno tomou conta das redes sociais. O compartilhamento em vídeo das reações dos influencers ao abrir as embalagens dos “recebidos” virou estratégia fundamental para as marcas que querem se tornar objeto de desejo dos consumidores. 

Um dos maiores canais sobre o tema, o Unbox Therapy – focado no unboxing de notebooks, games e smartphones – reúne quase 15 milhões de inscritos e tem uma média de 2 milhões de visualizações por vídeo.

É um novo patamar de confiança.

Mas o que tem de tão interessante em ver outras pessoas experimentando produtos que não compramos? O especialista em marketing Martin Lindstrom, autor de A Lógica do Consumo (2008), resume o fenômeno em duas palavras: neurônios-espelho. 

Os neurônios-espelho seriam os responsáveis por nos fazer imitar o comportamento de consumo do outro. Eles não nasceram com a era digital, mas como todos os demais hábitos, foram adaptados para as redes. O que antes sentíamos ao passar em frente a uma vitrine e ver a nova coleção de nossa loja preferida, sentimos hoje ao assistir a um unboxing de recebidos. 

Com a demanda por esse tipo de conteúdo na internet aumentando, não demorou muito até as marcas perceberem que acabava de surgir uma nova estratégia de marketing, um novo modelo dos famosos “publi”. Em entrevista ao Jornal do Comércio, Gabriela Kurtz, professora de marketing digital da PUCRS, explica como isso funciona na prática.“O unboxing é um método de Inbound Marketing – também conhecido como marketing de atração -, pois as empresas querem conquistar o interesse das pessoas por meio da criação de conteúdo, sendo um bom negócio tanto para pequenas empresas quanto para empresas de grande porte no mercado”, afirma. Além disso, como o objetivo é encontrar um influenciador que entenda do seu produto, há liberdade para fechar com canais menores, que cobram menos pela ação,, o que torna o unboxing uma estratégia acessível também para as pequenas marcas.

Como o unboxing é muito visual, é preciso caprichar: a experiência começa na embalagem. Por isso, pensar em uma embalagem que transmita a mensagem do seu produto antes do consumidor chegar ao produto em si é essencial. Pesquisar cores, apostar em texturas diferentes, imprimir frases que tenham tudo a ver com a sua marca e até enviar recadinhos escritos à mão fazem parte da estratégia de quem quer estimular os neurônios-espelho, fidelizar o público com uma experiência recheada de sensações e, de quebra, fazer com que cada cliente se sinta tão especial quanto um influenciador digital com milhares de seguidores. 

E você, já criou a sua embalagem para impactar seus clientes no momento do unboxing? Venha conhecer a nossa plataforma de embalagens de papel personalizadas!

Até já,

Time Klabin ForYou

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