Inspirações

Quem é você no mundo empreendedor?

Compartilhe.

De acordo com um estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2018, o número de empreendedores brasileiros chegou a 51 milhões, ou 38% da população. E as motivações dos novos empreendedores  mudaram: as pessoas iniciaram novos projetos não por necessidade, mas por oportunidade.

Empreender se tornou o sonho brasileiro? Segundo especialistas, a capacidade empreendedora é um dos principais fatores ao nosso favor, faz parte da nossa cultura. Com essa vantagem, o próximo passo antes de se aventurar e abrir o seu próprio negócio é praticar o autoconhecimento: qual é o seu perfil empreendedor?

Saber identificar o seu vai ajudar a traçar estratégias que tragam resultado para o seu negócio e te motive enquanto empresário. Confira*:

O independente

É aquele que gosta de fazer acontecer e já está na estrada há algum tempo, mas ainda não formalizou o seu negócio. Tem noções básicas de planejamento e sabe como vender o seu produto ou serviço, mas alguns erros na gestão comprometem os resultados.

Como melhorar o seu empreendimento?

Aqui o foco é conhecer os benefícios que a formalização pode trazer para o  negócio. Aprender um pouco mais sobre gestão financeira, traçar uma estratégia que tenha a sua cara e fortalecer os lucros.

O inovador

O mais curioso da turma. Curte explorar as necessidades do público e, a partir disso, criar soluções inovadoras. Mais do que criar soluções, cria mercados. Se destaca pelo perfil questionador: se todo mundo faz A, por que não fazer B? Por que as coisas são como são? É movido pela chance de transformar a realidade.

Como melhorar o seu empreendimento?

Apostar em um curso de marketing digital ou entender melhor como unir criatividade e espírito empreendedor pode alavancar o seu negócio.

O provedor

“O sonho de sua vida é abrir um negócio”. Essa é a melhor definição para essa categoria. São pessoas que colecionam experiências no mercado de trabalho e enxergam na crise econômica uma oportunidade para empreender e aumentar a renda, mas com responsabilidade. Por isso, busca capacitação antes de partir para a ação, e zela pela saúde financeira do empreendimento.

Como melhorar o seu empreendimento?

Conhecer todas as etapas da criação de um novo negócio é fundamental, assim como prezar por boas práticas financeiras para que o empreendimento não morra nos primeiros anos, mas uma dose de ousadia é fundamental para o sucesso

O visionário

A palavra que o move é “tendência”. Pessoas com esse perfil estão ligadas em todas as novidades do mercado. Já têm um certo conhecimento da cultura empreendedora, por isso são mais seguras e preparadas para dar o próximo passo necessário. Informações sobre a sua área de atuação e relatórios são seus melhores amigos, o que facilita a definição da sua estratégia e previne riscos desnecessários.

Como melhorar o seu empreendimento?

Como você já tem uma noção sobre empreendedorismo, o próximo passo é oficializar o seu negócio como sua profissão. Se aprofundar nas estruturas da formalização é o primeiro passo para começar. .

E aí, descobriu qual é o seu perfil? Para se aprofundar no tema, recomendamos os cursos gratuitos do Sebrae voltados para quem deseja empreender. E, claro, acompanhe nossa newsletter  para ficar por dentro de mais dicas como essa.  

*Fonte: Sebrae

Inscreva-se 😉