Quer saber mais?

Um herói para chamar de seu?
Saiba o que são os direitos autorais

Compartilhe.

O ano de 2019 começou com uma expectativa: o lançamento do último filme da trilogia Vingadores, que reúne os heróis mais emblemáticos da Marvel, e o encerramento de todo um universo de 22 filmes criado há 11 anos. Vingadores: Ultimato arrecadou US$ 1,2 bilhões de dólares no final de semana de estreia, de acordo com a distribuidora Walt Disney. Não é preciso muito para entender o porquê tudo o que leva a marca dos heróis é sucesso espontâneo, né?

Resistir à tentação de aderir à essa moda para surfar na onda pode ser difícil, mas aqui vai um motivo para pensar bem antes de utilizar os personagens da Marvel ou de qualquer outro sucesso do mundo do entretenimento em seus produtos e embalagens: os direitos autorais.

O que são direitos autorais?

A Lei de Direitos Autorais (Lei 9610/98) garante ao autor o direito de sua obra, seja ela registrada na Biblioteca Nacional ou não. E desenhos, gravuras e ilustrações estão entre as obras protegidas por essa lei. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher a estampa das suas embalagens.

Por ser uma lei com grande brecha para interpretação, nem sempre é fácil saber se o uso de um elemento que remeta ao Capitão América, por exemplo, ainda que não seja a ilustração original, pode configurar uso indevido de imagem.

Qual é a saída?

Pagar pelo licenciamento

O recomendado é, então, seguir os caminhos mais seguros: buscar o licenciamento do personagem direto com seus representantes. No exemplo da Marvel, o representante seria a Disney no Brasil, já que a Marvel Entertainment foi adquirida pelo  império do Mickey em 2009.

O preço pode não ser muito amigável, mas vale a pena investir se você pretende trabalhar com os personagens em mais de uma ocasião e se realmente fizerem a diferença para o faturamento do  negócio.

Criar artes exclusivas da temática do momento

Estar antenado com os assuntos do momento na cultura pop pode render muita inspiração para você criar estampas originais para as suas embalagens! Pesquise referências, entenda as preferências do seu público e saiba o que você quer transmitir pela embalagem. Até mesmo o tema super-heróis pode ser aproveitado, desde que você inove e crie uma arte completamente nova. Na nossa plataforma, você terá acesso a ferramentas SUPER práticas que podem te ajudar nessa missão. 😉

Se o que falta é inspiração, você pode dar uma olhadinha aqui e conferir de perto quem já se aventurou pelo universo da criação de embalagens exclusivas e anotar as dicas.

E lembre-se: o barato pode sair caro

Tentar “burlar” a lei criando versões alternativas de personagens, alterando o ambiente em que estão inseridos, cores etc. ainda pode configurar uso indevido. Por isso, vale consultar um advogado em caso de dúvida sobre o que é permitido ou não, já que usar a marca alheia indevidamente pode acarretar numa dor de cabeça muito maior, incluindo processos judiciais e uma mancha na reputação da sua marca.

Não esqueça de se inscrever para receber dicas exclusivas para o seu negócio em primeira mão e saber quando a nossa plataforma vai entrar no ar. <3

Inscreva-se 😉