Inspirações

A história da nossa matéria-prima, o papel.

Compartilhe.

A história do papel – do latim papyrus, começa por volta de 3000 a.C com os egípcios que então utilizavam fibras vegetais. Depois, vieram os pergaminhos, feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes. De lá pra cá o desenvolvimento do papel acompanhou o da sociedade que vem se beneficiando cada vez mais de suas utilidades.

Dá uma olhada nesta linha do tempo:

– Em 105 d.C, o papel seria oficialmente inventado na China por T”sai Lun que misturou casca de amoreira, cânhamo e restos de roupas criando uma pasta transformada em uma fina camada.

– Uma segunda era do papel, 500 anos mais tarde, foi desenvolvida no Japão pelos monges budistas e coreanos que moravam no país. Eles tornaram o processo mais sofisticado e possibilitaram uma grande diversidade de texturas e cores, além de conferir mais maleabilidade e resistência ao material.

– Dando um salto para o século XV, a criação da Imprensa tornou os livros acessíveis ao público, o que demandou quantidades maiores de papel, que na época ainda fabricado à mão.

– Em meados do século XVII, graças aos moinhos holandeses, a força hidráulica foi usada para mover grandes pedras que preparavam as fibras para a produção do papel.

– Em 1799, a primeira máquina para fazer papel foi inventada na França.

– Em 1809, o papel começou a ser fabricado no Brasil, no Rio de Janeiro. Na sequência chegou a São Paulo com o desenvolvimento industrial impulsionado pela vinda de imigrantes europeus.

– Na segunda metade do século XIX, a madeira substituiu os trapos na produção de papel e os avanços tecnológicos transformaram a fabricação – que ganhou escala industrial – e hoje, o papel é usado para diversas utilidades do nosso dia a dia.

– Já em 1947, no Brasil, pela primeira vez um jornal foi impresso em papel 100% nacional, produzido pela Klabin.

O papel das embalagens Klabin ForYou faz parte dessa trajetória e têm origem em fontes renováveis – florestas plantadas com manejo responsável e livre de desmatamento. Possui certificação FSC® – Forest Stewardship Council® (FSC-C022516), atestando uma gestão que conserva os recursos naturais, proporciona condições justas de trabalho e estimula boas relações com a comunidade.

Queremos fazer parte dessa história com soluções em embalagens de papel para todos os tamanhos de negócios. E você, empreendedor, pode nos acompanhar nesta narrativa!

Preencha o cadastro e receba em primeira mão as novidades sobre o lançamento do nosso surpreendente e-commerce.

Até já!

Time Klabin ForYou

Inscreva-se 😉