Glossário

Impacto Positivo de A a Z

Compartilhe.

A

Antropoceno

O termo se refere ao novo período geológico em que estamos vivendo, resultado da ação humana que tem alterado drasticamente os fluxos naturais do planeta. Também conhecido como Era Antropocênica ou Era da Humanidade, este é um tempo marcado pela poluição dos rios e oceanos por plásticos, microplásticos e diferentes substâncias químicas, pelas consequências do uso extensivo de fertilizantes na agricultura e pelas mudanças climáticas.

 Aquecimento Global

Esse termo que temos ouvido muito falar nos últimos anos é o resultado das concentrações dos chamados gases de efeito estufa – GEE (outro termo que também está na “moda”). Queima de combustíveis fósseis como gasolina, óleo diesel, gás natural, carvão mineral, e o desmatamento são os responsáveis por isso. Por conta dessas atividades, a temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície do planeta aumenta.

B

Biomimética

Bio é vida, e mimesis, imitação. Basicamente, é a ciência que usa estruturas e funções biológicas para inspirar estratégias e soluções em design, arquitetura, química, informática, engenharia, agricultura e moda.

Um dos exemplos mais antigos da biomimética é o velcro. Foi criado a partir da observação do engenheiro eletrônico suíço Georges de Mestral, que queria entender como os carrapichos aderiam aos pelos de seu cachorro. Percebendo que a semente da planta tem filamentos entrelaçados, com pequenos ganchos na ponta, aplicou a mesma lógica em material plástico.

Bioma

É uma forma de dividir o território, sem ser por Estado ou Município. São os tipos de vegetação em escala regional: Amazônia, Caatinga, Pantanal, Pampa, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Zona Costeira. Os Biomas têm legislação própria sobre seu uso e proteção. A Mata Atlântica, por exemplo, tem uma lei nacional e o Cerrado uma lei do Estado de São Paulo.

Biodiversidade

É a variedade de formas de vida na Terra, a riqueza de espécies. A biodiversidade compreende todos os seres vivos que fazem parte de um ecossistema, desde as plantas, os animais, até os microrganismos. Ela mantém o equilíbrio ecológico, e assim ajuda na manutenção dos ecossistemas, favorecendo os recursos naturais disponíveis.

C

Customização

A palavra é de origem inglesa, que remete à expressão “custommade”, que significa “sob medida”. A ideia é imprimir estilo e personalidade a qualquer produto. Assim, podemos dizer que customização significa adaptar ou modificar peças (no caso da moda) de acordo com o estilo próprio de cada um.

Consumo Consciente

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar, definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, faz com que os impactos positivos sejam maiores. Resumindo, consumo consciente é consumir com consciência de seu impacto, e voltado à sustentabilidade.

D

Design Sustentável

Um produto com design sustentável deve ser economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente equitativo. O design deve satisfazer as necessidades humanas básicas de toda a sociedade. Todas as etapas do processo de produção devem estar conectadas. Que um produto não tenha somente impacto positivo no ambiente, mas também nas pessoas envolvidas no ciclo de vida do produto.

E

Economia Circular

É um sistema econômico que produz e consome em ciclo contínuo, onde não existem resíduos, já que os componentes biológicos ou técnicos de um produto são projetados para serem reabsorvidos ou reutilizados na etapa seguinte.

Na moda, por exemplo, é assim: a semente do algodão se desenvolve em árvore e fruto, daí o algodão é colhido, fiado e tingido. Torna-se tecido que vira a camiseta que você compra. Se for feita 100% de fibras naturais e sem tingimento químico, essa mesma camiseta pode ser compostada, virando adubo que, por sua vez, volta para à terra devolvendo os nutrientes para a semente.

Empresas que prezam pela economia circular em seu plano de negócios, têm estratégias como reciclagem, peças atemporais e duráveis, logística reversa e serviços de reparo.

Energia Renovável

Energia renovável, energia alternativa ou energia limpa. Assim podemos chamar qualquer energia obtida por meio de fontes renováveis, que não geram grandes impactos ambientais negativos.

Consumir energia 100% limpa é o jeito mais eficiente de compensar as emissões de CO2. No Brasil, o setor energético corresponde a 30% das emissões de CO2, ficando atrás, por uma pequena porcentagem, apenas da mudança no uso do solo e da agricultura, que têm as maiores contribuições para o aquecimento global.

Ecologia

É a parte da Biologia que estuda as relações estabelecidas entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem.

Entender como os organismos vivem e como se relacionam possibilita criar medidas de preservação de espécies e prever os impactos negativos que uma determinada ação humana pode gerar. Por isso a ecologia é uma ciência tão importante.

Ética

Por definição, é o comportamento individual em relação à sociedade, o que garante o bem-estar social. Ela define como o homem deve comportar-se em sociedade.

Atualmente, a ética é muito requisitada por diversas áreas profissionais e sociais. Um bom exemplo são as instituições do terceiro setor, principalmente por causa do apelo social e sustentável. A consciência adquirida ao longo dos últimos anos é responsável por essa demanda ética.

Estética

Estética é uma área da filosofia que estuda o belo e o sentimento que ele desperta nas pessoas. A palavra estética vem do grego aesthesis, que significa conhecimento sensorial ou sensibilidade.

Hoje, não existe mais a ideia de um único valor estético (o belo) como critério de arte. Cada objeto artístico é belo porque sua singularidade e sensibilidade só podem ser percebidos pela experiência estética.

F

Forest Stewardship Council – FSC

O FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada em 1993 para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo.

Com um sistema de certificação, o selo FSC reconhece a produção responsável de produtos florestais, permitindo que os consumidores e as empresas tomem decisões conscientes de compra, beneficiando as pessoas e o ambiente, além de agregar valor aos negócios.

G

Gases de Efeito Estufa

A camada que envolve o planeta é composta por gases, sendo os principais o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2) que, juntos, compõem quase 99% da atmosfera.

Alguns outros gases também estão presentes, em pequenas quantidades, como os gases de efeito estufa (GEE). Entre eles, estão o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), perfluocarbonetos (PFC’s ) e, também, o vapor de água.

H

H2O

É a fórmula química de composição da água, que consiste de uma molécula com um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio, unidos por elétrons. As moléculas são atraídas por causa da polaridade e forma de ligar de hidrogênio, razão por trás de propriedades especiais, tais como o fato de que é mais densa no estado líquido do que no sólido. 

Impacto Positivo

Impacto positivo é toda ação que modifica o ambiente, mas a fim de preservá-lo. Obras de revitalização, recuperação de matas, replantio de árvores, limpeza de rios e empreendimentos que criam espaços verdes em meio a grandes centros urbanos são alguns exemplos desse tipo de impacto ambiental.

Dá para impactar positivamente com medidas compensatórias quando não é possível minimizar o impacto ambiental diretamente na fonte causadora. Para compensar o dano causado é realizado outro empreendimento que seja benéfico para o ambiente, como reflorestamento, que visa compensar as consequências do desmatamento.

L

L.O.H.A.S

É a sigla para Lifestyle of Health And Sustainability, ou seja, estilo de vida de saúde e sustentabilidade. É um segmento de mercado específico relacionado à vida sustentável, iniciativas ecológicas “verdes”.

Um bom exemplo é a tendência emergente dos alimentos orgânicos. Porém, o movimento LOHAS ainda precisa ser assimilado nos mercados, não limitado a poucos lugares e pessoas.

M

Meio Ambiente

O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas da Terra, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: “O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu, em 1972, o dia 5 de junho como sendo o Dia do Meio Ambiente.

N

Nanotecnologia

A nanotecnologia pode criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje a partir da organização dos átomos da forma desejada. Leva esse nome porque os objetos de estudo costumam ser medidos em nanômetros. Um nanômetro (nm) equivale a um bilionésimo de metro.

Surgiu a partir do físico Richard Feynman, que questionou “O que aconteceria se pudéssemos mover os átomos?”. Porém, um dos grandes problemas que pode ser gerado pela nanotecnologia é a nanopoluição, gerada por nanomateriais ou durante a confecção desses. As nanopartículas podem ser mais perigosas do que a poluição existente no planeta.

O

Orgânico

A palavra “orgânico” tem vários significados. Resumindo, é tudo o que é produzido de forma natural, sem interferência industrial.

Os produtos orgânicos são um bom exemplo para entender o termo. Eles são obtidos através de um processo saudável, sem danos para o meio ambiente. Os alimentos orgânicos não são geneticamente modificados e estão livres de produtos químicos.

 ONG

As organizações não governamentais (ONGs) são entidades privadas da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo propósito é defender e promover uma causa política.

A causa pode ser de qualquer tipo: direitos humanos, direitos animais, direitos indígenas, gênero, luta contra o racismo, meio ambiente, questões urbanas, imigrantes, entre muitos outros. As ONGs são parte do terceiro setor, grupo que abarca todas as entidades sem fins lucrativos (mesmo aquelas cujo fim não seja uma causa política).

P

Pegada de Carbono

Pegada de carbono mede a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa causada diretamente e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto. Tudo o que fazemos emite carbono, portanto nosso estilo de vida tem impactos ambientais globais.

Através do cálculo da pegada de carbono é possível compensar as emissões pelas atividades realizadas.

Pós-consumo

Para falar em pós-consumo é preciso antes falar em ciclo de vida ou vida útil de um produto. A vida útil de um bem é entendida como o tempo decorrido desde a sua produção original até o momento em que o consumidor se desfaz dele.

Dessa maneira, um produto ou material torna-se bem de pós-consumo quando sua vida útil é encerrada e, mesmo assim, ainda pode ser aproveitado para algum fim específico. Isso acontece nos brechós, por exemplo, onde você pode encontrar peças cuja vida útil pode ter chegado ao fim para o primeiro dono, mas ainda pode ter muito valor em segunda mão.

R

Reciclagem

É o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, atribuindo características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Faz parte dos três “R’s” ou “erres”: reciclagem, reutilização e redução. Como a reciclagem consiste em reprocessar um item, ela é diferente da reutilização (em que há apenas a utilização do item para outra função) e da redução (que consiste em diminuir o consumo de determinados produtos).

S

Sustentabilidade

O termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez em 1987, por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas. Ela publicou um livro (“Our Common Future”) onde escreveu em partes: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

As ideias de sustentabilidade têm bases como ser ecologicamente correto, ser economicamente viável, ser socialmente justo e culturalmente diverso.

T

Triple Bottom Line

É o “tripé da sustentabilidade”, e corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos. São os 3 Ps: People, Planet , Profit, ou em português, Pessoas, Planeta, Lucro. A ideia é que as empresas trabalhem essas três dimensões de forma que elas interajam entre si, para que os resultados sejam sustentáveis dentro dessa lógica.

U

Upcycling

Upcycling é o processo de conversão de resíduos ou produtos inúteis em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou de melhor valor ambiental.

É reciclar, mas transformando o produto (ou material) antigo em algo com mais qualidade.

O primeiro registro do termo “upcycling” é de 1994, feito pelo engenheiro alemão Reiner Pilz durante uma entrevista em que falou sobre os sistemas de gerenciamento de resíduos de demolição na Europa.  “Eu chamo isso de downcycling. Eles quebram tijolos, concreto, eles quebram tudo. O que precisamos é de upcycling, onde é dado mais valor aos produtos antigos e não menos”.

V

Veganismo

É um movimento que defende os direitos dos animais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais e tudo que envolva o sofrimento animal, é retirado da sua rotina diária. Assim, alimentos e produtos que tenham qualquer origem ou teste em animais não são consumidos por veganos.

Y

Yarn Bombing (ativismo em crochê e tricô)

O Yarn Bombing é a intervenção em locais públicos da cidade, sejam eles monumentos, árvores, calçadas, entre outros, através do uso de um material sustentável e natural. É feito de forma artesanal, envolvendo uma cultura que faz parte da sociedade há tempos: o tricô, o crochê.

O “yarnbombing” destaca os defeitos e os erros que cometemos com no nosso ambiente, e de uma forma sutil e bonita pede mudança de hábitos.

 

 

Inscreva-se 😉